Atividade econômica na região Sudeste tem queda de 2%, aponta BC

Leia em 2min

                                                                           Boletim divulgado ontem revela recuo de 3% em 12 meses.

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) da região Sudeste recuou 2% no trimestre terminado em fevereiro, segundo o Boletim Regional divulgado ontem  pelo Banco Central (BC). De acordo com a autarquia, a evolução recente dos principais indicadores da economia do Sudeste mostra continuidade do processo de retração da atividade econômica na região.

Nesse ambiente, em que o mercado de trabalho segue em distensão e as operações de crédito em processo de acomodação, houve recuos importantes nas vendas do comércio e na atividade industrial no trimestre encerrado em fevereiro. No trimestre encerrado em novembro, a atividade no Sudeste havia recuado 1,4%, no mesmo tipo de comparação, de acordo com dados dessazonalizados. Considerado o período de 12 meses até fevereiro, o indicador declinou 3,0%.

As vendas do comércio ampliado recuaram 1,5% no trimestre encerrado em fevereiro, em relação ao terminado em novembro, quando haviam contraído 1,9%, no mesmo tipo de comparação, segundo dados dessazonalizados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE. As vendas do comércio varejista, excluídas as variações nos segmentos de material de construção (-3,9%) e de veículos, motos, partes e peças (+1,8%), decresceram 3,0% no período, após crescimento de 0,1%, na mesma comparação.

Considerados períodos de 12 meses, as vendas do comércio ampliado retraíram 6,9% até fevereiro, ante 6,6% até novembro (móveis e eletrodomésticos, -16,2%; livros, jornais, revistas e papelaria, -13,9%; veículos, motos, partes e peças, -11,7%; e material de construção, -11,2%). O comércio varejista recuou 4,3% (até fevereiro) e 2,7% (até novembro).

O volume do setor de serviços do Sudeste decresceu 5,1% no trimestre finalizado em fevereiro, em relação a igual período de 2015 (outros serviços, -9,0%; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios,-7,0%; serviços profissionais, administrativos e complementares, -6,2%), de acordo com a PMS, do IBGE. Considerados períodos de 12 meses, o indicador recuou 3,6% em fevereiro, ante retração de 2,8% em novembro (outros serviços, -9,6%; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, -6,5%; serviços prestados às famílias, -5,7%).

Regiões -  Ainda de acordo com o boletim, a economia do Nordeste recuou 1,5% no trimestre encerrado em fevereiro. No Norte do País o retração atingiu 2,1% na mesma base de comparação. Já o desempenho nas regiões Centro-Oeste e Sul foi positivo, com altas de 0,3% e 0,5%, respectivamente.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

IPC-S avança em 6 das 7 capitais pesquisadas na 1ª quadrissemana de maio

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), calculado pela Fundação Getulio Vargas (...

Veja mais
Bolsa de valores fecha em baixa com tensão política no País

O mercado financeiro doméstico iniciou a segunda-feira (9) de mau humor, influenciado pelo cenário externo...

Veja mais
Analistas estimam inflação de 7%

Depois de oito quedas seguidas, os analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) voltaram a elevar...

Veja mais
Variação do IPC cai em seis das oito classes de despesas

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,49% em abril, ante 0,50%, no ...

Veja mais
Mercado melhora projeção para o PIB pela 1ª vez desde outubro de 2014

Pela primeira vez desde 17 de outubro de 2014, analistas do mercado financeiro melhoraram suas projeções p...

Veja mais
Diminuição de índice de preços abre espaço para início de cortes nos juros

A nova desaceleração do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que caiu para 9,28% no ...

Veja mais
Estimativa de inflação para 2016 passa de 6,94% para 7%

A projeção de instituições financeiras para a inflação este ano voltou a ser e...

Veja mais
IPC-S sobe 0,64% na 1ª quadrissemana de maio ante 0,49% no fim de abril, diz FGV

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) acelerou para 0,64% ...

Veja mais
Projeções para o PIB começam a melhorar

A perspectiva de mudança na Presidência da República está levando a uma leve melhora nas proj...

Veja mais