A atividade no comércio varejista cresceu 3,6% em março na comparação com o mesmo mês de 2008, segundo a Serasa Experian. De acordo com a pesquisa, foi a terceira desaceleração seguida na comparação anual - em fevereiro, a alta havia sido de 3,9% e em janeiro, de 5,1%. Na comparação entre fevereiro e março, a atividade subiu 12,2%, depois de cair 7,6% no mês anterior e 22,4% de dezembro para janeiro.
Segundo o indicador, o setor de veículos, motos e peças cresceu 11,3% em relação a março de 2008, enquanto o de móveis, eletroeletrônicos e informática subiu 9,2%.
Na outra ponta, a atividade varejista no setor de material de construção recuou 6,8%. No primeiro trimestre, o crescimento está acumulado em 4,2%, com destaque para móveis e eletroeletrônicos (8,8%) e veículos (7,7%). Material de construção cai 8,1%.
Desemprego
O desemprego aparece como a maior preocupação dos paulistanos no cenário de crise mundial, segundo pesquisa da Fecomércio. O levantamento revela que 59,7% temem perder o emprego. Este porcentual é bem maior se comparado ao resultado de 38% apontado em um estudo com o mesmo foco, feito em outubro do ano passado.
O endividamento é outra questão que provoca apreensão a quem vive na cidade de São Paulo. O número dobrou: passou de 8%, em outubro, para 16,3%. A volta da inflação, que no ano passado assombrava 46% das pessoas, despencou para 13,2%.
Veículo: DCI