As vendas de presentes para o Dia das Mães avançaram em torno de 5% na semana que antecedeu a data. Com o crescimento, o maior dos últimos cinco anos, os varejistas do País devem se mostrar mais confiantes para as próximas datas comemorativas.
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, durante a semana da data, de 07 a 13 de maio, as vendas subiram 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior (08 a 14 de maio). No final de semana do Dia das Mães (11 a 13 de maio), houve aumento de 5% em todo o País ante ao período equivalente de 2018.
Outro indicador, desta vez incorporado Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) apontou um incremento na casa dos 4% nas vendas para a data em todo o Brasil. “Segunda data comemorativa mais importante do ano, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães trouxe boas notícias aos varejistas, ao apresentar um crescimento bem superior ao 1,6% do ano passado, apesar de ter sido um pouco abaixo das expectativas”, comentaram os economistas do SCPC, por meio de comunicado.
Segundo estimativas da FecomercioSP, o resultado apresentado nos dias que antecederam o domingo das mães foram responsáveis por injetar R$ 2,2 bilhões a mais no varejo frente a data em 2017.
Outro indicador que também surpreendeu o varejo foi o que diz respeito as vendas a prazo. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) as vendas feitas no cartão de crédito subiram 2,86% na semana de 6 a 12 de maio. “Esse resultado é muito positivo para o varejo, que já começa a sentir um pequeno reaquecimento das vendas”, diz o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.
Fonte: DCI