Em abril, vendas a prazo caíram 19,1% e as à vista, 10%, diz ACSP
As vendas do comércio, tanto à vista como a prazo, despencaram em abril na cidade de São Paulo, o principal mercado consumidor do País. Isso aumenta a apreensão dos lojistas sobre o desempenho do Dia das Mães, o segundo Natal para o varejo. Tanto é que o comércio evita fazer projeções para a data.
No mês passado, as consultas para vendas a prazo tiveram retração de 19,1% ante abril de 2008 e foram 15,9% menores que as registradas em março deste ano, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O número de consultas para vendas à vista em abril recuou 10% ante o mesmo mês de 2008 e caiu 8,8% na comparação com o mês anterior.
"Pelas estatísticas disponíveis, essa foi a maior queda na comparação anual desde 2000", afirma o economista da ACSP, Emílio Alfieri. Ele pondera que o menor número de dias úteis em abril deste ano ante 2008 aprofundou a queda nas vendas. Mas, de toda forma, o resultado também foi negativo quando se leva em conta períodos iguais. Pela média diária, a queda nas vendas a prazo em abril foi de 12% na comparação anual e o recuo nas vendas à vista atingiu 2,1% no período.
Na avaliação do economista, por enquanto não dá para dizer que o pior já passou. "Estamos no meio da crise." Mas ele lembra que a queda nos juros e a redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre eletrodomésticos devem ter algum impacto nas vendas.
Apesar de grandes redes informarem que já sentiram reação nas vendas em razão do corte do IPI, elas não revelam qual foi a taxa de crescimento. Além disso, estão ampliando as promoções, com facilidades de parcelamento e premiações para garantirem um bom resultado no Dia das Mães.
"Até a semana passada estávamos focados na linha branca. Nesta semana, viramos para o eletroportátil", conta Marcos Vignal, diretor comercial do Ponto Frio. A rede oferece mais de 200 eletroportáteis com descontos de até 10% e a possibilidade de pagar em até 10 vezes sem juros. Normalmente esse tipo de parcelamento não passa de três vezes.
O Pão de Açúcar também esticou os prazos sem juros no cartão próprio de seis para 15 vezes na linha de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Veículo: O Estado de S.Paulo