Diversas pequenas e médias varejistas estão adotando o sistema de franchising como trampolim para expandir rapidamente o negócio com segurança e baixo custo, além de fortalecer a marca. Apenas no ano passado, 182 marcas estrearam no setor, e este ano o número poderá ser ultrapassado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A Casa Santa Ifigênia - localizada na famosa rua comercial paulistana de mesmo nome -, formada por duas lojas e um showroom para clientes profissionais instalada no centro de distribuição, é uma das novatas na área. O empresário Daniel Ramos, que capitaneia a pequena rede, encerrará 2009 com quatro franquias entre a capital e o interior paulista e almeja totalizar 100 nos próximos cinco anos, meta que deve consumir investimento de R$ 35 milhões.
Depois de atuar dez anos no ramo de material elétrico e de iluminação, foram mapeados 137 municípios com potencial para receber a primeira rede de franquias desse segmento no País. No caso de Ramos, uma das razões que o levaram a optar pelo sistema foi a quantidade de comerciantes informais na região central, que diminuiu seus ganhos.
"Neste modelo [de franquia] posso levar unidades aos principais locais onde estão os clientes, e manter o mesmo preço", destacou. Para o próximo ano, a meta é abrir 30 estabelecimentos e o segundo centro de distribuição, também em São Paulo. A primeira franquia funciona desde o final de 2008, em Suzano (SP), e tem crescimento mensal de 20%. As lojas também vendem ferramentas, iluminação e ferragens.
Vestuário
Outra empresa que passou um bom tempo estudando as oportunidades desta área e aparando as arestas do negócio foi a rede de vestuário Nicoboco, presente há 21 anos no mercado com três filiais próprias e 15 administradas por terceiros. De acordo com Ana Paula Gomes, recém-contratada para gerenciar o projeto, os novos pontos-de-venda serão abertos em locais em que o faturamento com a venda para multimarcas ainda não é grande.
"Por enquanto teremos apenas três franquias, mas prevemos criar mais 30 até o final de 2010", disse Renata. O plano da Nicoboco é atingir 200 unidades em cinco anos com sua marca principal e investir no franqueamento de uma submarca, que já está em desenvolvimento. Ao que tudo indica, a meta deve ser alcançada, visto que a gerente passou o dia de ontem entrevistando candidatos a investir em futuras unidades. Ela salienta que "a seleção de franqueados é um processo rígido, pois é necessário identificar-se com o negócio."
Procura
Na consultoria especializada em estratégia e gestão de franquiasVecchi Ancona, é alta a procura de empresários interessados em formatar sua rede para franchising, tanto que, entre as empresas do setor atendidas pela firma, cerca de 30% são novas. Paulo Ancona, um dos sócios, endossa que a padronização das lojas é o pontapé inicial para qualquer negócio, mesmo com unidades próprias.
"Há dois anos, as empresas passaram a migrar para o formato de franquia. Ao ver definido o plano de negócio, poucas desistem dessa nova etapa", afirmou. Outra vertente é as empresas nascerem como franqueadoras, como a pequena rede de cosméticos naturais Passion, fundada há apenas seis meses e com três pontos em shopping centers paulistas.
Há um ano, Fernando Kalil idealizou o projeto da rede premium com itens produzidos pela fábrica Extrato da Terra. Foi aberta uma loja piloto pelo período de seis meses no Shopping Frei Caneca, e depois, outras em malls para o público A e B. "Ocuparemos a lacuna deixada pela saída da inglesa Lush. Temos produtos similares e mix de quase 150 produtos", contou Kalil. Igualmente aos demais, ele vê 100 filiais nos próximos cinco anos.
A marca de moda íntima feminina Darling, presente até o momento em multimarcas, começará a operar franquias. Ronald Masejah, sócio da empresa, quer reforçar as vendas e atingir o público dos shoppings. "Temos 15 interessados, que poderão expandir e ter uma marca mais conhecida." No exterior, a marca já possui franquias em Portugal e mira no mercado espanhol.
Para alavancar os negócios de maneira rápida, segura e com baixo investimento, as pequenas e médias varejistas estão optando cada vez mais pela adesão ao sistema de franchising, que em 2008 registrou a estreia de 182 marcas no setor, número que pode ser maior este ano.
Com duas décadas no segmento de vestuário, a Nicoboco tem 18 filiais, mas quer 200 em cinco anos, principalmente nas cidades onde as vendas em multimarcas são baixas. Nessa trilha estão Casa Santa Ifigênia, Passion e Darling.
Veículo: DCI