Supermercados elevam encomendas destinadas ao Natal

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Valor adquirido da indústria aumentou 8% em MG.


 
Supermercados: o volume de compras para atender o período natalino deve superar o mesmo intervalo do ano passado em 8%


 
O volume financeiro referente às mercadorias adquiridas pelos supermercados mineiros para o Natal deste ano junto à indústria foi 8%, em média, superior ao valor das compras efetuadas para o mesmo período do ano passado. O avanço ocorre extamente em função da expectativa de crescimento entre 5% e 8% das vendas do final deste exercício no confronto com as do igual data de 2008.

 

De acordo com o superintendente da Associação Mineira dos Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, no caso de redes especializadas na comercialização de mercadorias sazonais e importadas, o incremento deve ser ainda maior. "Esses grupos devem comprar um volume de mercadorias natalinas para este ano entre 10% e 15% superior ao do exercício passado", afirmou.

 

Rodrigues explicou que as negociações dos supermercados com a indústria já foram concluídas. Entretanto, podem haver alguns casos de reposição de mercadorias, o que, segundo ele, é normal para a época. Na avaliação dele, a cotação atual do dólar também favoreceu a elevação no volume de mercadorias natalinas adquiridas, em função de grande parte delas ser importada.

 

O executivo explicou que a desvalorização do dólar frente ao real refletiu diretamente em produtos como vinhos importados. Ele ressaltou que, no caso dessa mercadoria, as opções de produtos nacionais ofertadas ainda é considerada pelo consumidor inferior à qualidade dos importados.

 

Em relação à expectativa das vendas de dezembro deste ano, o superintendente estima um crescimento entre 20% e 30% no confronto com a comercialização dos supermercados mineiros em igual mês de 2008. Isso significa um faturamento que pode bater na casa dos R$ 1,46 bilhão.

 

A alta deve ser puxada principalmente por produtos importados, como bebidas, uma vez que o real está valorizado frente ao dólar. Os produtos da época, como bacalhau, nozes, azeites, vinhos e outros também terão peso importante para o incremento esperado. Em função do câmbio favorável, existe, ainda, expectativa positiva em relação às redes que comercializam produtos eletroeletrônicos.


 
A queda do dólar favorece a compra de produtos importados, como bacalhau
 


Para Rodrigues, ao contrário de 2008, quando o clima de incertezas e desconfianças ilustrou o Natal do consumidor, em função da eclosão da crise financeira global pouco antes, em setembro daquele exercício, para este ano o cenário é diferente. "Para os supermercados e para o consumidor, o Natal de 2009 é a comemoração da vitória ante o desaquecimento", avaliou.

 

Segundo os dados fornecidos pela entidade, em Minas, o setor supermercadista deve faturar R$ 12,3 bilhões neste ano. Os supermercados mineiros deverão fechar o ano com 125,5 mil empregos diretos em 6,7 mil pontos comerciais espalhados pelo Estado.

 

Somente neste exercício, os investimentos em abertura e reforma de lojas vão superar a marca dos R$ 140 milhões, incremento de 16,6% frente à projeção feita no início do ano (R$ 120 milhões) pela Amis. Já os empregos gerados em 2009 devem chegar na casa dos 5,5 mil postos de trabalho, superando a expectativa da entidade para o exercício, que era de 5 mil vagas.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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