Marcas próprias ganham espaço no mercado

Leia em 3min 10s

Aos poucos as marcas próprias passaram a ganhar a confiança dos consumidores e hoje chegam a estar presente em 49% dos domicílios brasileiros segundo pesquisa da Nielsen de 2008. A mostra, realizada com 644 empresas indica que a quantidade de itens de marca própria cresceu 31% entre agosto de 2007 e julho de 2008, alcançando a marca de 45 mil produtos disponíveis aos consumidores.

 

É possível encontrar desde produtos alimentícios, itens para cama, mesa e banho, artigos esportivos, produtos de cuidado pessoal e até acessórios para computador, pen drives, mouses e teclados entre as opções oferecidas. De acordo com o estudo, 82% desses produtos têm custo ao menos 10% inferior que a média da categoria e outros 18% tem preços entre médio e alto.

 

A linha de produtos de marca própria Coop Plus conta com 515 itens, de 92 categorias, produzidos por 61 parceiros comerciais e a linha de produtos de panificação interna Delícias da Coop possui 160 produtos, entre panetones, pães especiais, discos para pizza, bolos confeitados e salgados. "Temos desde itens de cesta básica até perfumaria", revela a responsável pelo setor de marcas próprias da Coop, Daniela Marchiolli.

 

A fidelização por parte dos consumidores se deve, na visão de Daniela, a constante preocupação da marca em oferecer aos clientes produtos de qualidade e preço acessível. "Temos um investimento crescente em termos de incremento de linha e o retorno dado pelos consumidores é sempre em busca de melhorar", completa.

 

Outras redes

 

O Carrefour é uma das três maiores redes de marca própria alimentar no Brasil com mais de 40% de market-share de acordo com a Nielsen. A empresa foi uma das primeiras a introduzir a Marca Própria, como uma estratégia de posicionamento e de negócio, no ano de 1989. Atualmente são oferecidos 14,3 mil produtos distribuídos entre 11 Marcas Próprias, o que, de acordo com a rede, permite competir em condições de igualdade com os concorrentes durante todo o ano. De acordo com o grupo, para o próximo ano a expectativa é de forte na expansão deste segmento, com oferta de novos produtos.

 

De olho nas vendas para o Natal, a empresa já começou a produzir as fornadas dos panetones artesanais com seis opções de sabores desde o início do mês. A novidade para este ano é o mini panetone com gotas de chocolate A Era Do Gelo 3 Carrefour Kids 80g. que traz um quebra cabeças com imagem do filme para os pequenos. Os consumidores poderão optar pelos produtos com Frutas, com Gotas de Chocolate, pelo Panetone em Lata Carrefour Selection 900g de Damasco com Uvas-Passas e Amêndoas, além do Panetone com Frutas Viver Zero, para aqueles que querem manter a forma até mesmo no Natal.

 

Outro grupo presente entre os três maiores que contam com marca própria é o Walmart Brasil. A empresa possui até o momento 25 marcas próprias, sendo que a Linha Sentir Bem (de produtos saudáveis e nutritivos) foi lançada em julho deste ano. São oferecidos produtos com preços em média 25% mais baixos que os das marcas líderes. O mix envolve alimentos e não-alimentos, incluindo a linha de eletroeletrônicos e têxteis (moda feminina, masculina, infantil e cama, mesa e banho), artigos de higiene e limpeza e eletroeletrônicos. Segundo a rede, a venda de produtos de marca própria vem crescendo ano a ano e os esforços voltados a oferecer qualidade e preço acessível aos consumidores é o que garante a credibilidade e fidelidade dos clientes, na compra dos itens de marca própria.

 

Veículo: Repórter Diário - SP


Veja também

Ceia fica mais barata esse ano

Presença quase que obrigatória na mesa do brasileiro no Natal, as frutas secas e o bacalhau estão m...

Veja mais
Consumidor quer produto bom, barato e que melhore a sua saúde

Mais do que tecnologia ou ganho de tempo, o que os consumidores dos grandes centros do Sul e Sudeste do país dese...

Veja mais
Nestlé estuda fazer oferta para comprar a Cadbury

A Nestlé, uma das maiores empresas globais do setor de alimentos, estuda fazer uma proposta para a compra da Cadb...

Veja mais
Gripe suína ajuda a aumentar faturamento da indústria de limpeza

A indústria de produtos de limpeza doméstica vai encerrar 2009 com crescimento da ordem de 7% sobre o ano ...

Veja mais
Gigante asiática mira o mercado brasileiro

Papel: Com fábricas na China e Indonésia, grupo APP planeja triplicar embarques ao país entre 2007 ...

Veja mais
Mais de dois potes

A fabricante de utensílios de plástico Sanremo incrementou seu portfólio. Só este ano pulou ...

Veja mais
Dólar baixo valoriza o seu dinheiro neste Natal

A moeda norte-americana em baixa deixou o consumidor com maior poder de compra no fim do ano, já que vário...

Veja mais
Marca própria cresce até entre eletroeletrônicos

Pesquisa realizada em redes de supermercados mostra 85% de crescimento na oferta de eletroeletrônicos, que s&atild...

Veja mais
Câmbio faz exportação de café recuar para US$ 4,4 bi

Apesar dos volumes recordes das exportações brasileiras de café verde em 2009, estimado em 30 milh&...

Veja mais