Gripe suína ajuda a aumentar faturamento da indústria de limpeza

Leia em 2min 10s

A indústria de produtos de limpeza doméstica vai encerrar 2009 com crescimento da ordem de 7% sobre o ano passado, atingindo faturamento em torno de R$ 12 bilhões. O crescimento em volume deve ser superior a 8%. A estimativa é da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (Abipla), que divulga o balanço do setor em evento em São Paulo no próximo dia 27. Segundo a entidade, o temor diante da disseminação do vírus H1N1, da gripe suína, fez o consumidor ficar mais em casa e usar mais produtos de limpeza, também como prevenção.

 

"A preocupação com a gripe suína despertou no consumidor o vínculo entre saúde pública e limpeza doméstica", diz Maria Eugenia Saldanha, diretora da Abipla. Também em 2009, diz ela, a contenção de gastos por conta da crise contribuiu para que o consumidor ficasse mais tempo em casa e usasse mais produtos de limpeza.

 

Os números da cesta de limpeza da Nielsen apontam crescimento ainda maior no consumo. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, a cesta de limpeza caseira, formada por 25 categorias de produtos, subiu 8,8% em valor e de 3% em volume, em relação ao mesmo período do ano passado. O total movimentado nos oito primeiros meses do ano foi de R$ 7,87 bilhões.

 

De acordo com Maria Eugenia, os produtos que apresentaram as maiores variações positivas são os líderes da cesta de consumo: detergente em pó (alta de 8%) e amaciante (crescimento de 7%). Juntos, as duas categorias representam 40% do faturamento do setor.

 

"O fato de o crescimento em volume estar em sintonia com o crescimento em valor demonstra que a indústria tem procurado manter o preço dos produtos, repassando ao consumidor o ganho com a redução do IPI, obtida em outubro de 2007", diz Maria Eugenia. O imposto foi reduzido de 10% para 5%.

 

Tanto as exportações quanto as importações do setor caíram em 2009: 12,6% e 17,4%, para US$ 270,2 milhões e US$ 420 milhões, respectivamente.

 

A Abipla está empenhada em regularizar a fabricação de produtos de limpeza, uma vez que 90% do setor é formado por micro e pequenas empresas. Em parceria com a Anvisa e o Sebrae, a entidade lançou o Programa de Mobilização para Regularização de Empresas do Setor de Saneantes. Também lançou o projeto Dê a Mão para o Futuro, com o objetivo de devolver as embalagens às empresas geradoras e diminuir assim o impacto ambiental. O projeto começou pelo Rio de Janeiro e conta com cooperativas de catadores. (DM)
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Consumidor quer produto bom, barato e que melhore a sua saúde

Mais do que tecnologia ou ganho de tempo, o que os consumidores dos grandes centros do Sul e Sudeste do país dese...

Veja mais
Nestlé estuda fazer oferta para comprar a Cadbury

A Nestlé, uma das maiores empresas globais do setor de alimentos, estuda fazer uma proposta para a compra da Cadb...

Veja mais
Gigante asiática mira o mercado brasileiro

Papel: Com fábricas na China e Indonésia, grupo APP planeja triplicar embarques ao país entre 2007 ...

Veja mais
Mais de dois potes

A fabricante de utensílios de plástico Sanremo incrementou seu portfólio. Só este ano pulou ...

Veja mais
Dólar baixo valoriza o seu dinheiro neste Natal

A moeda norte-americana em baixa deixou o consumidor com maior poder de compra no fim do ano, já que vário...

Veja mais
Marca própria cresce até entre eletroeletrônicos

Pesquisa realizada em redes de supermercados mostra 85% de crescimento na oferta de eletroeletrônicos, que s&atild...

Veja mais
Câmbio faz exportação de café recuar para US$ 4,4 bi

Apesar dos volumes recordes das exportações brasileiras de café verde em 2009, estimado em 30 milh&...

Veja mais
Assai e Ford fazem campanha promocional de fim de ano

Bandeira especializada em atacado/varejo (atacarejo) do Grupo Pão de Açúcar, a rede Assai traz a ca...

Veja mais
Drogasil supera metas e planeja abrir 40 lojas

As grandes redes de farmácias passaram ao largo da crise econômica, que pareceu até favorecer o segm...

Veja mais