Ao completar 60 anos, a Memphis conclui mais uma etapa do rejuvenescimento de sua linha mais famosa, a Alma de Flores. A empresa investiu R$ 1,5 milhão para para lançar a Alma de Flores Essência de Champagne, que tem sabonete, desodorante, colônia e uma loção hidratante - a primeira lançada pela empresa, até hoje. Essência de Champagne é uma aposta em uma nova família olfativa. Até então os produtos estavam no campo dos aromas de lavanda e tangerina. A novidade explora as uvas colhidas e prensadas na região de Reimes, o buquê floral e as notas de âmbar. Tudo isso embalado em tons perolados. Sim, o dourado da moda chegou à tradicional Alma de Flores. "A linha ganhou glamour", avisa Clovis Cortesia, diretor de vendas e marketing da Memphis. A mudança foi baseada em pesquisas, principalmente com as novas consumidoras que apontaram a possibilidade da marca explorar outros perfumes. Desejosa de crescer entre as mulheres mais jovens - muitos delas herdaram a tradição de usar Alma de Flores de suas mães e avós - a Memphis aceitou a sugestão. "A expectativa é um incremento de 20% nas vendas."
Desde abril de 2008, a família Alma de Flores começou a ganhar um lifting. Foi beneficiada pelo aumento do consumo das classes C e D para o qual o produto é direcionado. No entanto, não é a linha que mais cresce dentro da Memphis - curiosamente este posto vai para produtos direcionados aos homens, com a etiqueta Senador. Alma de Flores representa 40% do faturamento total da empresa. Cortesia acredita que a mudança do aroma vai aproximar a marca de consumidoras mais jovens e valorizá-la entre aquelas que a enxergam como um bom presente. Os estojos, com rótulos românticos e que custam a partir de R$ 9, são hits de vendas. A Memphis - que produz 115 milhões de unidades por ano - vai fechar o ano de 2009 com um faturamento de R$ 102 milhões.
Veículo: Valor Econômico