Casas Bahia analisa fábrica de móveis na Bahia de olho no IPI

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Confiante na permanência dos incentivos fiscais para móveis e eletrodomésticos da linha branca, que estão com o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido até 31 de março do próximo ano, a Casas Bahia planeja iniciar a construção de uma fábrica de móveis Bartira em Camaçari, no interior da Bahia, no primeiro semestre de 2010. A rede é a maior empresa de venda de móveis no Brasil, com mais de 500 lojas, e está construindo na Bahia um centro de distribuição (CD). A nova fábrica ficará ao lado do novo CD, que terá cerca de 400 colaboradores.

 

De acordo com a rede, a abertura da fábrica estava nos planos de investimento para o fim do próximo ano, mas será antecipada caso a redução do IPI seja mantida mesmo depois de março de 2010. A ideia é aumentar a capacidade de produção desses produtos, que ainda se concentra nas duas fábricas que a empresa tem em cidades do ABC Paulista, para atender a demanda prevista com as vendas de Natal, e deverá ser mantida alta enquanto durar a redução de impostos do governo federal. Para não perder tempo, a móveis Bartira já aumentou a produção e opera em três turnos nas unidades de Santo André e São Caetano do Sul.

 

Super Casas Bahia

 

Começa hoje a sétima edição da Super Casas Bahia, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Neste ano a loja ficará montada durante 28 dias e deve faturar R$ 70 milhões, com a venda de produtos de eletroeletrônicos e móveis. Ano passado, em 40 dias de funcionamento, as vendas superaram R$ 133 milhões.

 

Para atrair o público, a megaloja terá atrações gratuitas, como: Super Roda Gigante, Super Barco Viking, Super Carrossel, Super Parque do Bahianinho, Super Papai Noel e Super Trenzinho, Super Maquiagem, Super Cidade Portinho Seguro Auto, Super Recreação Infantil, Super Tam Kid.

 

Com isso as Casas Bahia esperam receber a visita de 1,2 milhão de pessoas até o último dia de vendas dos estandes. "Apostamos em um novo formato de Super Loja este ano, mas sem abandonar a ideia original de centro de compras, entretenimento e lazer. Por isso, trouxemos um show natalino, que celebra a magia do Natal, que é o mote do nosso evento. O espetáculo tem maior duração e mais apelo circense, e já foi visto por mais de 150 mil pessoas no maior evento do sul do País, o Natal Luz, de Gramado", conta Michael Klein, diretor executivo de Casas Bahia.

 

De acordo com a Casas Bahia, foram investidos R$ 16 milhões na montagem do evento. A Super Casas Bahia terá mais de 110 expositores que apresentarão no evento a maior parte dos modelos de produtos disponíveis, de diversas áreas da indústria.

 

Novidades

 

Neste ano, a Super Casas Bahia terá um novo formato de montagem, com ruas e avenidas mais largas para facilitar a circulação do público. "Desta forma será mais fácil para o público encontrar os produtos e caminhar pelo local", diz a empresa. A comunicação visual do evento envolve totens, peças aéreas e conjuntos de sinalização baseados em cores para facilitar o deslocamento dos visitantes, explica a rede.

 

Estoque e depósito da megaloja foram repensados neste ano, e ganharam uma área maior, facilitando o processo de logística, o que agiliza a retirada de produtos aos clientes. As mercadorias que não puderem ser retiradas pelos próprios compradores serão entregues na residência do consumidor sem custo de frete. "Outra novidade da Super é a distribuição de mais de 390 mil brindes. Aqui na Super, quem comprar vai ganhar", diz Klein.

 

Versão carioca

 

Depois do sucesso da Super Casas Bahia no Rio de Janeiro, a megaloja ganhará novamente uma versão carioca, que abrirá ao público hoje, no Riocentro, Barra da Tijuca. No local, mais de 70 expositores estarão divididos em seis áreas temáticas com as novidades de informática, móveis e brinquedos, entre outros. A expectativa é alcançar um faturamento da ordem de R$ 45 milhões e receber a visita de cerca de 500 mil pessoas.

 

Nos dois estados em que a empresa organiza o evento, as lojas foram montadas em menos de duas semanas pelo Banco de Eventos, parceiro da varejista na organização da Super Casas Bahia. Os visitantes da Super Casas dos dois estados poderão comprar, por exemplo, novidades que a Positivo Informática vai levar ao evento: notebooks ultrafinos, netbooks, desktops da categoria "tudo em um" e outros PCs.

 

A Casas Bahia, maior varejista do setor de móveis e eletrodomésticos, já considera a antecipação, para o primeiro semestre do próximo ano, de seu projeto de construir, em Camaçari, interior da Bahia, uma fábrica de móveis Bartira, o nome da marca própria da empresa. O plano da companhia era construir a fábrica no fim de 2010, mas a estratégia deverá ser revista se o governo sinalizar a manutenção das alíquotas do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para depois de 31 de março, data prevista para o fim do benefício fiscal.

 

De acordo com a empresa, a conjuntura atual da política tributária deixou o setor animado em investir novamente, pois há perspectiva de aumento das vendas graças ao programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida", e porque será favorecido com a isenção do IPI no Natal deste ano. A Casas Bahia já tem obras no local destinado à fábrica: as do novo centro de distribuição da rede naquela região, que ficará no mesmo terreno das futuras instalações da Bartira.

 

No clima de otimismo gerado pelos lucros maiores que virão de seus negócios no nordeste, a companhia abre hoje no Anhembi, em São Paulo, a 7ª edição da Super Casas Bahia, que deve vender R$ 70 milhões em 24 dias.

 


Veículo: DCI


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