O crescente movimento de fusões e aquisições no Brasil começa a gerar reflexos ao mercado publicitário brasileiro, tanto nas agências como nos anunciantes. A aquisição da Casas Bahia, maior anunciante do País, pelo grupo Pão de Açúcar começa a gerar rumores sobre mudanças na comunicação das empresas, junto com a incorporação do Unibanco pelo Itaú e do Banco Real pelo Santander, no setor financeiro. "Quando há unificação de marcas, a tendência é de que também ocorra a unificação dos serviços de comunicação", opina Emanuel Publio Dias, consultor de marketing.
Nas agências, a movimentação aparece na segunda aquisição internacional comandada pelo Grupo ABC, de Nizan Guanaes, que anunciou a compra da agência digital Dojo, nos Estados Unidos e a transferência da sede do grupo para Nova York em 2010. Em março, o grupo já havia comprado a também norte-americana Pereira O'Dell.
O empresário declarou que o grupo tem US$ 60 milhões de recursos próprios para fazer aquisições nos próximos três anos. Fecha 2009 com faturamento de R$ 420 milhões e 18 empresas em seu portfólio.
Eventos
O crescimento do mercado brasileiro está atraindo novos players aos setores de eventos e promoções. Os empresários Sergio Marques e Walter Giglio Jr. uniram-se ao empresário francês Serge Cousy, ex-diretor-geral da Reed Alcantara Machado, e criaram o Global Investments Partnership (GIP), fundo sediado em Paris que investirá na aquisição de eventos e de agências de promoção, digital e marketing de incentivo.
Com R$ 30 milhões para compras e um aporte inicial de US$ 300 mil, já negocia a vinda de duas feiras europeias ao Brasil, na área de entretenimento. "O GIP está vindo para o País para fazer aquisições. Seremos o braço de comunicação dessas empresas e teremos um escritório de prospecção e apoio em Paris", comenta Walter Giglio, sócio do negócio e dono da agência Estação Brasil, que, incorporada ao negócio, passará a chamar-se It Works.
O GIP terá 50% de participação na agência, que já nasce com os clientes da Estação Brasil na área privada, como HP, Hankook, Reed Alcantara Machado e outros. A área de marketing político, outro segmento da agência, não entrou no negócio. O plano de negócios prevê que o faturamento de 2010 alcance R$ 10 milhões e dobre nos dois anos seguintes.
A parceria pretende atuar na realização de competições automobilísticas. Este ano, a It Works patrocinou a Maserati durante o GT Brasil, evento automobilístico realizado no autódromo de Interlagos, em São Paulo e pretende renovar o patrocínio em 2010. "Foi um momento de divulgação da marca para um target bastante atraente, que acredita no marketing e nas ações de experiência como forma de valorizar as marcas. Em 2010, investiremos US$ 1 milhão em um novo patrocínio", declarou o empresário.
Apostando no aquecimento do setor de eventos, por conta da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, a empresária Bia Aydar anuncia que sai do comando da MPM para lançar a Semparar Comunicações, que terá como foco a prestação de serviços a empresas interessadas em realizar eventos cuja organização envolva prefeituras, governos, órgãos públicos e privados.
A MPM será cliente da nova agência.
Veículo: DCI