Postos terão que exibir nome na bomba

Leia em 1min 40s

Os postos de combustíveis do País terão de exibir o nome etanol, em vez de álcool, em todas as bombas, painéis e quaisquer peças visuais referentes ao combustível em até 270 dias (nove meses). A obrigatoriedade consta na resolução número 39 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), publicada sexta-feira no Diário Oficial da União, e assinada pelo diretor-geral do órgão, Haroldo Lima.

 

A medida vale para o etanol hidratado, utilizado no abastecimento dos veículos flex ou nos movidos exclusivamente pelo combustível, diferentemente do etanol anidro, que é misturado em 25% à gasolina e não é vendido em bombas.

 

O texto publicado na sexta-feira altera o parágrafo terceiro do artigo 10 da portaria 116, de 5 de julho de 2000, da ANP, que passa a vigorar com a seguinte redação: "Os revendedores varejistas de combustíveis que comercializarem álcool etílico hidratado combustível ou etanol hidratado combustível deverão exibir na bomba abastecedora de combustível, no painel de preços, e nas demais manifestações visuais, se houver, a denominação "Etanol", devendo, entretanto, ser mantida a nomenclatura de álcool etílico hidratado combustível ou etanol hidratado combustível na documentação fiscal".

 

A resolução altera ainda o artigo 13 da resolução número 36, de 6 de dezembro de 2005, da ANP, que determinava sobre a coloração do etanol anidro em tom laranja, para diferenciá-lo do hidratado, incolor e assim evitar a fraude chamada de "álcool molhado". Na prática, água era adicionada ao anidro, sobre o qual não incide o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que era comercializado como hidratado, cuja alíquota mínima é de 12%.

 

A iniciativa de alterar para etanol o nome nas bombas atende um pedido antigo dos usineiros, levado à ANP pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). A entidade alegou que o nome álcool nas bombas era relacionado com o álcool consumido em bebidas alcoólicas.

 


Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Chuvas podem reduzir produção de arroz em 1 milhão de toneladas

SÃO PAULO - As perdas nas lavouras de arroz no Rio Grande do Sul podem chegar a 1 milhão de toneladas nest...

Veja mais
Para fidelizar mães Market Place inaugura novo fraldário

Na capital paulista, o Shopping Market Place viu que uma das boas maneiras de fidelizar a clientela feminina, mais preci...

Veja mais
Nova Casas Bahia reforça liderança do francês Casino na América Latina

Varejo: Na região, aquisição feita pelo Pão de Açúcar deixa para trás C...

Veja mais
USDA eleva estimativa para estoques de trigo

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou as expectativas e divulgou na quinta-feira um novo qua...

Veja mais
Farmácias faturam 25,5% mais

O faturamento nominal das redes de farmácias e drogarias de janeiro a outubro deste ano somou R$ 10,797 bilh&otil...

Veja mais
Publicidade crescerá 12% em 2010, prevê a Abap

O mercado publicitário voltará a crescer ao nível de dois dígitos em 2010 por conta da expan...

Veja mais
Fabricantes de embalagens preveem crescimento de até 11%

As empresas do setor de embalagens apostam em um crescimento de até 11% nas vendas no próximo ano, princip...

Veja mais
Feijão fechará 2009 com preço 50% menor

Com uma média anual de preços quase 50% abaixo dos praticados em 2008, os produtores de feijão term...

Veja mais
Comércio popular dispara e revê expectativas para o Natal

Tradicionais regiões de comércio popular paulistano como a Rua 25 de Março e os bairros Brás...

Veja mais