Ano que vem, as vendas no varejo devem crescer em média 2% mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) na comparação com 2009, de acordo com projeções divulgadas ontem pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A entidade indica que o setor vai crescer na ordem de 8% no próximo ano, o que representa uma alta acima do previsto para o PIB, que deverá crescer 5% no mesmo período. É o que estima Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial.
"Vamos sair deste ano com uma taxa de crescimento boa, e com isso o varejo poderá crescer acima de 7% se forem mantidas as taxas de juros e a facilidade de obtenção de crédito", afirmou Solimeo.
De acordo com o economista da entidade paulista, as vendas à vista, mensuradas pelo sistema SCPC Cheque, devem crescer 1,2% em 2009 ante o ano passado, enquanto as compras a prazo terão queda de 9%, sendo, porém, esperado que em 2010 haja um crescimento nas duas modalidades de venda.
"Acredito que as vendas a prazo fechem em baixa por causa da crise no crédito que tivemos no início do ano", disse ele.
Segundo Solimeo, nem mesmo a previsão de aumento da taxa Selic (taxa básica utilizada como referência para a política monetária do País), que pode acontecer no segundo semestre do ano que vem, poderá afetar as vendas a crédito.
"Teremos um ano de 2010 muito parecido com o fim deste ano", afirma. Na primeira quinzena de dezembro, as vendas a prazo cresceram 3,8% em relação às do mesmo período de 2008, e na comparação com a primeira quinzena de novembro a alta foi de 37,4%.
Vendas
As vendas à vista cresceram 8,2% na primeira quinzena de dezembro ante igual período do ano passado. Em relação à primeira quinzena de novembro, a alta foi de 42,6%.
Para o presidente a ACSP, Alencar Burti, o crescimento das vendas neste fim de ano é um termômetro para o setor no próximo ano. "Temos uma expectativa muito grande para este Natal, para que em 2010 possamos alçar vôos muito maiores", declarou Burti.
Veículo: DCI