Apesar da preocupação dos fabricantes de panetones com a alta do açúcar em quase 80% no ano, indústrias como Village, segunda marca de panetones do País, e Pandurata Alimentos, grupo que detém as marcas Bauducco, Visconti e Tommy, esperam fechar as vendas de 2009 com um incremento entre 10% e 20% em relação ao ano anterior.
Para sustentar este crescimento, a Pandurata investiu R$ 60 milhões neste Natal e aportou mais da metade do valor investido em 2009 em uma nova linha de produção que amplia a capacidade em 45%.
A nova linha é a maior do mundo e produz 210 mil panetones por dia, segundo a empresa. Em ações de marketing, foram investidos R$ 20 milhões. Com estes Aportes, o grupo projeta crescer 20% neste Natal.
Passada a época natalina, a empresa já possui planos. "Logo depois desta época, a empresa já começa a se preparar para a Páscoa", afirmou o diretor de Marketing da Pandurata, Paulo Cardamone. Em relação a este período, porém, a empresa não revela informações.
O faturamento médio anual da companhia é de R$ 1,4 bilhão, envolvendo também a distribuição de Ovomaltine e a operação da Hershey's no Brasil.
Apenas a marca Bauducco representa 67% do volume de vendas da categoria. Ao todo, a marca oferece um portfólio com 25 produtos - divididos em três opções de panetones, seis de chocotones, duas latas infantis, duas latas da coleção Carlo Bauducco, duas latas na coleção presente, três de receitas especiais e oito itens diferenciados de presentes que incluem cestas, biscoitos especiais e cookies em embalagens natalianas. "A Bauducco é a marca sinônimo desta categoria e a referência de qualidade para o trade e o consumidor", aponta o diretor de Marketing .
No caso da Village, a empresa aposta em um crescimento de 15% em relação ao último trimestre de 2008. No entanto, não divulga o faturamento do ano anterior. Em relação a novidades, a empresa investiu em novos sabores, como doce de leite com ameixa, nozes com cereja e damasco com uva passa.
O carro-chefe da empresa, contudo, continua sendo os panetones de frutas e chocolate. "Os sabores tradicionais representam 85% do nosso volume de vendas anual", afirmou o diretor de Vendas da Village, Reinaldo Bertagnon.
Representatividade
Quem também pretende ocupar um espaço no market share na linha de panetones em 2009 é a Cacau Show, que investiu mais de R$ 6 milhões - o dobro do aplicado no ano passado. A empresa já teve um aumento de mais de 65% em volume, na comparação com o ano anterior, chegando a 2.500 toneladas.
Para este Natal, a marca criou mais de dez novos produtos e prevê, para este ano, um crescimento de 70% com as vendas do período. As novidades para este período são as versões trufa tradicional, trufa de maracujá e trufa de avelã. "A tendência é que a data seja cada vez mais representativa para a marca com o crescimento da rede", afirmou o presidente da companhia, Alexandre Tadeu da Costa.
A Yoki Alimentos, sucessora da Kitano S.A., também aproveita a época festiva para crescer 8% neste período, apostando em lançamentos. Em 2008, a empresa movimentou R$ 550 milhões durante o ano. O vice-presidente da Yoki, Gabriel J. Cherubini, explica que esse é o segundo período do ano mais importante para a empresa, atrás apenas das festas juninas. "O Natal e ano-novo representam hoje 20% de nosso negócio", diz.
Produtos tradicionais, como lentilha, têm suas vendas elevadas em 400% nos meses de novembro e dezembro. Outros, menos valorizados, têm crescimentos que variam entre 15% e 50% nas vendas. Para o próximo ano, a empresa prevê ampliações nas fábricas para atender uma maior demanda, mas não revela valores de investimento e qual a planta que sofrerá alterações.
Veículo: DCI