O resultado da quarta e última estimativa da safra nacional de café, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostra que o Brasil fechará 2009 com o beneficiamento de 39,47 milhões de sacas de 60 quilos do produto. Esta temporada é de bienalidade negativa, quando há redução na colheita. Comparando-se aos últimos dez anos, este é o melhor resultado alcançado entre os biênios de baixa, superando em 9,4% o de 2007.
Já em relação a 2008, período em que a produtividade foi positiva, houve um recuo de 14,18%, ou 6,52 milhões de sacas a menos. Outro fator que contribuiu para este quadro foi o regime de chuvas irregular e as temperaturas elevadas. As chuvas dos últimos meses, coincidindo com fases de maturação e colheita, comprometeram os processos de colheita e secagem, resultando em um maior volume de café com qualidade inferior.
Starbucks
A Starbucks está tomando outro importante passo visando dominar o mercado de café da China, avançando em seus esforços de cultivo na Província de Yunnan. A companhia norte-americana de café planeja ampliar suas operações de cultivo de grãos em Baoshan, Província de Yunnan, em 2010 com o objetivo de fornecer café para 700 lojas na China.
Veículo: DCI