Com novas versões das marcas de primeira linha de sabão em pó e produtos para lavanderia especialmente criados para imigrantes latino-americanos recém-chegados à região Sul do país, a Procter & Gamble vêm intensificando seus esforços para alcançar consumidores latino-americanos que vivem nos Estados Unidos. A iniciativa reflete uma das premissas de Bob McDonald, novo CEO mundial da multinacional americana: aumentar as vendas da companhia aos consumidores hispânicos e afro-americanos nos EUA para melhorar o faturamento da empresa, maior fabricante de bens de consumo do mundo.
A empresa lançou há poucos meses uma versão diferente do sabão em pó Ariel, exclusivamente vendida em lojas do Walmart no Arizona e no Texas. O produto, chamado Ariel USA, tem embalagem diferente: em vez das caixas de papel acartonado familiares aos consumidores americanos, o produto vem em sacos plásticos de 1,5 kg ou 3 kg, exatamente como o sabão que os imigrantes latino-americanos encontram nos supermercados de seus países de origem. A P&G também fez o mesmo com o sabão Gain. Ambas as versões vêm com inscrições em língua espanhola. O Ariel USA, por exemplo, promete "limpieza cinco estrellas" (limpeza cinco estrelas), e Gain "frescura que dura por semanas" (frescor que dura semanas).
Gain, que é mais barato que a marca Tide, atrai proporcionalmente mais consumidores latino-americanos do que outras marcas de sabão em pó da P&G. Lauren Thaman, porta-voz da empresa, disse que os latino-americanos respondem melhor à marca porque ela tem perfume floral mais forte. Mas acrescentou que apesar da similaridade, o Ariel USA não contém os fosfatos presentes nas fórmulas dos sabões fabricados no México e em outros países da América Latina mas proibidos em boa parte dos Estados Unidos.
Bob McDonald, em uma entrevista ao "Financial Times" este mês, disse que os esforços da P&G para atingir a população latino-americana crescente nos EUA incluiria "a integração do modo como a empresa fala com os consumidores do Norte do México com a maneira usada nos Estados do Sul dos EUA". "Nessa região há pessoas que vivem cruzando a fronteira e elas precisam saber que a marca que elas conhecem e amam está disponível dos dois lados", acrescentou.
A rede Walmart, tradicional parceira de promoções da P&G, também tem estratégia semelhante. A varejista inaugurou este ano dois novos formatos de loja focados nesse consumidor: duas lojas chamadas Supermercado de Walmart, uma em Houston, no Texas, e outra em Phoenix, no Arizona, além de uma unidade do Mas Club (Clube Mais, em espanhol), semelhante ao Sam´s Club, em Houston.
Eduardo Castro-Wright, responsável pelas lojas do Walmart nos EUA, disse que a companhia planeja construir mais lojas no formato da Supermercado, que têm em média 3.200 metros quadrados de área.
No restante do país, a rede também criou espaços especiais para mexicanos dentro das lojas Supercenter, que somam mais de 2,4 mil em todo território americano. A ideia faz parte de um programa que a empresa chama de "loja da comunidade", que procura refletir na área de vendas traços das características demográficas de cada localidade.
Veículo: Valor Econômico