Promoções elevam vendas do varejo em 6,4% durante o Natal

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As promoções estão entre as principais causas do aumento das vendas de Natal, que cresceram 6,4%, confirmando as expectativas do varejo brasileiro. De acordo com estudo divulgado ontem pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), que realizou uma sondagem com 190 varejistas entre os dias 26 e 28 de dezembro para medir as vendas dos dias 24 e 25 deste mês, 42% dos entrevistados realizaram ações nos pontos-de- -venda com o intuito de aquecer as vendas.

 

Das promoções feitas neste mês, 69% foram descontos especiais, seguidos por ofertas especiais (relâmpago, do dia, da semana, do mês) que somaram 12%. Vendas em parcelas sem juros representaram 10% das promoções; sorteios e distribuição de brindes, 9%.

 

A pesquisa mostra também que apenas 27% dos lojistas fizeram ações publicitárias para elevar as vendas no período natalino, enquanto 73% não investiram em publicidade.

 

De acordo com a pesquisa, os produtos mais vendidos foram da categoria semiduráveis (vestuário e calçados, entre outros), que cresceram 7,4% este ano, em comparação a igual período de 2008. Já os bens duráveis (eletrodomésticos e automóveis, entre outros) tiveram elevação de 4,2% em 2009 ante os dias 24 e 25 de dezembro do ano passado.

 

O cartão de crédito foi a principal forma de pagamento dessas compras, uma vez que 56% dos lojistas entrevistados receberam pagamento dessa modalidade, enquanto 33% dos pagamentos foram feitos à vista (cartão de débito, cheque ou dinheiro), 7% com cheque pré-datado e 4% a prestação (carnês e financeiro, entre outros).

 

Para o primeiro Natal pós-crise, quase 40% dos varejistas preferiram ter mais cautela e manter os estoques iguais aos do Natal passado; 37% decidiram aumentar a quantidade de produtos. A sondagem aponta também que dos 41% dos comerciantes que contrataram funcionários para o Natal, 36% abriram entre 3 e 4 vagas, 33% abriram 5 ou mais, e 32% acresceram 1 a 2 vagas. Dos que contratam funcionários temporários, 85% costumam efetivá-los.

 

Saldão pós-Natal

 

A loja virtual do Walmart Brasil vai promover o saldão on-line com ofertas especiais das linhas de eletroeletrônicos, portáteis e informática. Entre os destaques, estão o GPS, notebooks, filmadoras, e televisores de LCD Full HD. De olho nas vendas de verão, a loja anuncia que terá ventiladores a partir de R$ 58.

 


Veículo: DCI


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