Fabricantes de cosméticos projetam alta de 30% em 2010

Leia em 4min

Alheio ao momento de crise e beneficiado com a melhora da massa salarial do País - que levou as classes C e D a consumirem novos produtos -, o setor de cosméticos do Brasil, segmento em expansão com a forte chegada de novos players ao mercado, deverá apresentar crescimento acima de 30% em 2010, conforme fabricantes consultados pelo DCI. O aumento de lançamentos para atrair novos consumidores gerará, ainda, a necessidade de investimentos para aumento de capacidade instalada de produção.

 

A fabricante de produtos para os cabelos Truss está na fase final de sua nova fábrica, que aumentará a produção devido ao aumento da demanda no mercado. "O mercado de cosméticos cresce a cada ano e é preciso sempre estar à frente para se manter em um mercado tão competitivo, estamos investindo nesta nova fábrica para que possamos atuar em 2010 com gás total", afirmou a diretora da Truss, Manuella Bossa. Para 2010, o crescimento previsto é de 35%, após fechamento de 2009 com expansão de 31%.

 

Para acompanhar o mercado, a estratégia da Aspa Cosméticos, que fabrica produtos como mousse e sprays para o cabelo, será em redução de custos para investir mais em lançamentos e em possíveis aquisições de marcas concorrentes para atingir a sua expansão, segundo o presidente da Aspa Cosméticos, Demetre Giokaris. "A empresa está colocando mais linhas automáticas, investindo em mais construção e melhorias de fluxo e comunicação", afirmou o executivo.

 

Outra fabricante que já estuda o aumento de capacidade em 2010 é a DepiRoll, segundo contou ao DCI a gerente de Marketing da companhia, Cristina Pontes. "A categoria de depilação cresceu 30% no mercado nacional e DepiRoll acompanha o crescimento com inovações e lançamentos e continua na liderança com 44,1% de share", disse a executiva. Além de manter a liderança, a fabricante que, agora, entrar firmemente no mercado de higiene masculina.

 

Expansão

 

A fabricante Tânagra Cosméticos, para conseguir atender a demanda em 2009, teve que terceirizar parte de sua produção, segundo contou ao DCI, o diretor da Tânagara Cosméticos, Fausto Silva Jr. "A empresa está analisando e estudando a possibilidade de uma nova fábrica a ser instalada, para assim aumentar a capacidade de produção", disse o executivo. De acordo com Silva, as vendas para o varejo são as que apresentaram, durante 2009, o crescimento mais expressivo, de 35%.

 

Para crescer no mercado, além de inovação nos produtos, existe a necessidade contínua de lançamentos, segundo explicou a diretora da Kapeh Cosméticos, Vanessa Vilela Araújo. "Neste ano mesmo buscamos uma outra indústria para trabalho em parceria e em 2010 estaremos aumentando as instalações da Kapeh", disse a diretora da companhia. Depois se crescer 30% neste ano, a projeção para 2010 é de uma expansão de aproximadamente 40%.

 

O crescimento de 40% também é a aposta da Charis Perfumes & Cosméticos, segundo Silvana Nelli, diretora Comercial da companhia. "Agora estamos nos preparando para novas pesquisas, produtos diferenciados coma intenção de expansão para o primeiro semestre de 2010", afirmou Silvana. Já segundo o sócio da companhia, Kadu Ribeiro, que vários projetos estão sendo estudados para o próximo ano, para assim conquistar o crescimento que está sendo projetado. "Precisará de muito investimento em matérias-primas, certificados e lançamentos", afirmou Ribeiro.

 

Beneficiado pela melhora da massa salarial do País - que levou as classes C e D a consumirem novos produtos -, o setor de cosméticos do Brasil deverá apresentar crescimento acima de 30% em 2010, conforme fabricantes consultados pelo DCI.

 

O segmento que está em expansão com a forte chegada de novos players, tem aumentado o número de lançamentos para conquistar esses novos consumidores, fato que gerou a necessidade de investimentos para aumento da capacidade instalada.

 

A fabricante de produtos para cabelos Truss está na fase final de sua nova fábrica. "O mercado de cosméticos cresce a cada ano e é preciso sempre estar à frente para se manter em um mercado tão competitivo", afirmou a diretora da Truss, Manuella Bossa. Para 2010, o crescimento previsto é de 35%, após fechar 2009 com expansão de 31%.

 

Outra fabricante que já estuda o aumento de capacidade em 2010 é a DepiRoll, segundo contou ao DCI a gerente de Marketing da companhia, Cristina Pontes. "A categoria de depilação cresceu 30% no mercado nacional", disse a executiva. A fabricante quer, agora, entrar no mercado de higiene masculina.

 


Veículo: DCI


Veja também

Varejo de eletrônicos travará disputa por área física e virtual

Em 2010 o varejo de eletroeletrônicos terá um aumento na competição entre as principais redes...

Veja mais
Vonpar cria divisão de alimentos com aquisição da chocolates Neugebauer

O Grupo Vonpar, franqueado da Coca-Cola e distribuidora do portfólio Femsa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina,...

Veja mais
Frutas vermelhas têm alto valor agregado

Framboesas, amoras e mirtilos estão em plena colheita na Serra da Mantiqueira. Cultivo é ideal para pequen...

Veja mais
Café começa 2010 em recuperação

Cotação do grão no exterior subiu na primeira semana do ano. Porém, queda da oferta pode ser...

Veja mais
Nestlé compra unidade da Kraft

Recursos da venda serão usados em oferta pela Cadbury   A companhia alimentícia americana Kraft Foo...

Veja mais
Pesquisa de preço

Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com 800 pessoas na capital, mostr...

Veja mais
Oferta hostil da Kraft pela Cadbury pode ser aprovada

A Comissão Europeia, segundo fontes ouvidas pela Reuters, está prestes a aprovar a oferta hostil da americ...

Veja mais
Assistência conserta mais produto novo

Ritmo atual de lançamentos e aumento do crédito estimulam a compra em vez do reparo     A ...

Veja mais
Um, dois, feijão com arroz.

A Fugini continua apoiando os adeptos do prato pronto. A empresa está ampliando sua linha de refeiçõ...

Veja mais