Alheio ao momento de crise e beneficiado com a melhora da massa salarial do País - que levou as classes C e D a consumirem novos produtos -, o setor de cosméticos do Brasil, segmento em expansão com a forte chegada de novos players ao mercado, deverá apresentar crescimento acima de 30% em 2010, conforme fabricantes consultados pelo DCI. O aumento de lançamentos para atrair novos consumidores gerará, ainda, a necessidade de investimentos para aumento de capacidade instalada de produção.
A fabricante de produtos para os cabelos Truss está na fase final de sua nova fábrica, que aumentará a produção devido ao aumento da demanda no mercado. "O mercado de cosméticos cresce a cada ano e é preciso sempre estar à frente para se manter em um mercado tão competitivo, estamos investindo nesta nova fábrica para que possamos atuar em 2010 com gás total", afirmou a diretora da Truss, Manuella Bossa. Para 2010, o crescimento previsto é de 35%, após fechamento de 2009 com expansão de 31%.
Para acompanhar o mercado, a estratégia da Aspa Cosméticos, que fabrica produtos como mousse e sprays para o cabelo, será em redução de custos para investir mais em lançamentos e em possíveis aquisições de marcas concorrentes para atingir a sua expansão, segundo o presidente da Aspa Cosméticos, Demetre Giokaris. "A empresa está colocando mais linhas automáticas, investindo em mais construção e melhorias de fluxo e comunicação", afirmou o executivo.
Outra fabricante que já estuda o aumento de capacidade em 2010 é a DepiRoll, segundo contou ao DCI a gerente de Marketing da companhia, Cristina Pontes. "A categoria de depilação cresceu 30% no mercado nacional e DepiRoll acompanha o crescimento com inovações e lançamentos e continua na liderança com 44,1% de share", disse a executiva. Além de manter a liderança, a fabricante que, agora, entrar firmemente no mercado de higiene masculina.
Expansão
A fabricante Tânagra Cosméticos, para conseguir atender a demanda em 2009, teve que terceirizar parte de sua produção, segundo contou ao DCI, o diretor da Tânagara Cosméticos, Fausto Silva Jr. "A empresa está analisando e estudando a possibilidade de uma nova fábrica a ser instalada, para assim aumentar a capacidade de produção", disse o executivo. De acordo com Silva, as vendas para o varejo são as que apresentaram, durante 2009, o crescimento mais expressivo, de 35%.
Para crescer no mercado, além de inovação nos produtos, existe a necessidade contínua de lançamentos, segundo explicou a diretora da Kapeh Cosméticos, Vanessa Vilela Araújo. "Neste ano mesmo buscamos uma outra indústria para trabalho em parceria e em 2010 estaremos aumentando as instalações da Kapeh", disse a diretora da companhia. Depois se crescer 30% neste ano, a projeção para 2010 é de uma expansão de aproximadamente 40%.
O crescimento de 40% também é a aposta da Charis Perfumes & Cosméticos, segundo Silvana Nelli, diretora Comercial da companhia. "Agora estamos nos preparando para novas pesquisas, produtos diferenciados coma intenção de expansão para o primeiro semestre de 2010", afirmou Silvana. Já segundo o sócio da companhia, Kadu Ribeiro, que vários projetos estão sendo estudados para o próximo ano, para assim conquistar o crescimento que está sendo projetado. "Precisará de muito investimento em matérias-primas, certificados e lançamentos", afirmou Ribeiro.
Beneficiado pela melhora da massa salarial do País - que levou as classes C e D a consumirem novos produtos -, o setor de cosméticos do Brasil deverá apresentar crescimento acima de 30% em 2010, conforme fabricantes consultados pelo DCI.
O segmento que está em expansão com a forte chegada de novos players, tem aumentado o número de lançamentos para conquistar esses novos consumidores, fato que gerou a necessidade de investimentos para aumento da capacidade instalada.
A fabricante de produtos para cabelos Truss está na fase final de sua nova fábrica. "O mercado de cosméticos cresce a cada ano e é preciso sempre estar à frente para se manter em um mercado tão competitivo", afirmou a diretora da Truss, Manuella Bossa. Para 2010, o crescimento previsto é de 35%, após fechar 2009 com expansão de 31%.
Outra fabricante que já estuda o aumento de capacidade em 2010 é a DepiRoll, segundo contou ao DCI a gerente de Marketing da companhia, Cristina Pontes. "A categoria de depilação cresceu 30% no mercado nacional", disse a executiva. A fabricante quer, agora, entrar no mercado de higiene masculina.
Veículo: DCI