Considerado recorde por alguns varejistas e com uma alta de 35%, em média, nas vendas de produtos sazonais para o verão deste ano, redes como Grupo Pão de Açúcar (GPA), Walmart Brasil e Carrefour comemoram o desempenho do período, ante a projeção anterior de crescimento de 20% nas vendas em relação a igual época do ano passado.
Para o DCI, Sandra Haddad, diretora comercial do Walmart, afirmou que o resultado da comercialização dos produtos da categoria é surpreendente, e pode obrigar a empresa a fazer novos pedidos junto aos fornecedores antes do fim da estação - que vai até março. "Se as vendas continuarem do jeito que estão teremos recorde, neste ano", conta. Para a diretora comercial, o aquecimento das vendas deve-se à antecipação do calor, que há cerca de três meses.
A diretora afirma que no Walmart Brasil a aposta é grande nos produtos de praia, piscinas e guarda-sóis, artigos que, até este mês, registraram vendas 35% maiores do que no mesmo período do ano passado. Segundo a rede o destaque vai para preços competitivos, como chamariz às vendas. "[a rede manteve] alguns produtos com o preço do ano passado e outros tiveram reduções devido às negociações que fazemos com a indústria", diz.
Para o líder do setor supermercadista no País, o Grupo Pão de Açúcar, a previsão é aumento de 15% na comercialização de artigos para a estação de calor. De acordo com a rede, a venda de águas deve crescer 15% e a de sucos e isotônicos 10%, com destaque para os produtos de marcas próprias como Qualitá e Taeq.
Até o carnaval, as lojas do Extra, bandeira de hipermercados do grupo, oferecerão ao consumidor descontos na linha de bebidas, com destaque às marcas de cerveja, produto que com maior procura neste período. Nesta categoria, o GPA crê resultados 30% maiores que os registrados de janeiro a fevereiro de 2009.
Para a diretora executiva do Extra, Sylvia Leão, eventos como o Carnaval e Copa do Mundo serão os puxadores de vendas da rede no primeiro semestre. "As promoções estão em linha com a proposta da empresa, de oferecer itens de qualidade, oportunidades de pagamento e preços competitivos", comenta ela.
Já no Carrefour, as vendas sazonais são a aposta para os meses de janeiro e fevereiro, principalmente no setor de Bazar, que terá variedades de itens para as férias, como: piscinas, colchões e brinquedos infláveis, bóias e flutuadores, espreguiçadeiras, cadeiras de praia, guarda-sol, churrasqueiras, coolers. Para conquistar o cliente, a varejista promete facilitar o pagamento, com parcelamentos em até 10 vezes, sem juros no Cartão Carrefour e descontos de até 50% em toda a linha de malas de viagem.
Sorvetes
Na área de alimentos, entre os itens que estão com as vendas mais aquecidas no País está a categoria sorvetes, anuncia o GPA, cujas vendas desse produto costumam ter aumento de 400% durante o verão. Para atender à demanda, o grupo afirma ter reforçado seus estoques e destaca a importância dos produtos de marca própria, que devem crescer 15% em vendas apenas este mês. O Carrefour parece ver o potencial desse segmento e afirma que fará uma ação para atrair o consumidor: entre 16 e 17 de janeiro venderá produtos com 10% de desconto.
Já na Cooperativa de Consumo (Coop), a procura pelo doce subiu 90% desde o início da onda de calor, há pouco mais de um mês. Segundo Daniela Marchiolli, gerente de produtos - Divisão Marca Própria -, a Coop Plus, marca própria da rede responde por 25% das vendas da categoria. "A Coop tem critério rigoroso na escolha dos fornecedores que irão fabricar produtos com nossa marca."
Outra que aposta na venda do produto gelado neste verão é a Padaria Brasileira, que desde novembro, quando a temperatura começou a subir, passou a fabricar sorvetes e comercializá-los em potes de 400 ml, conta Rosana Souza, gerente de Marketing da rede. "Começamos em agosto de 2008 com sorvetes à granel e tivemos sucesso. Como a aceitação foi boa resolvemos investir na venda em potes".
De acordo com Rosana, a procura pelos sorvetes tem chegado a 1.000 potes por mês, porém a expectativa é dobrar as vendas em, no máximo cinco meses. "Acreditamos no crescimento das vendas de sorvetes, por isso criamos um produto com boa qualidade", diz a gerente de marketing.
Esporte
A rede multimarcas Overboard, que atua no segmento de surfware e moda praia, também vê no verão o melhor momento para ampliar vendas e faturamento, que chegam a crescer de 40% a 50%, e prepara seus estoques com os itens que mais saem no período. Silvia Amaro, gerente de expansão da rede, fala que óculos e relógios saem quatro vezes mais no verão do que em um período normal, por exemplo. Outra área que também é reforçada é a de moda praia: "Trabalhamos com aproximadamente 55 marcas e todas que possuem moda praia nós compramos", diz a gerente.
De acordo com Silvia, a venda pós-Natal tem se mantido boa, e para aproveitar o movimento de volta às aulas em janeiro, a rede vai impulsionar liquidação de verão, em fevereiro. "Fazemos também um marketing bem agressivo no período. Temos cartão fidelidade e os clientes respondem vindo às lojas", explica. A executiva afirma que o segmento em que atuam também vem ganhando espaço e devem aproveitar para abrir mais lojas.
Segundo apuração feita pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a indústria têxtil nacional tem faturamento superior a US$ 43 bilhões. Os segmentos de surfwear, streetwear e moda praia representam cerca de 15% do valor.
Veículo: DCI