Maioria das promoções terá produtos negociados em condições favoráveis com a indústria
As megapromoções de eletrodomésticos e eletrônicos programadas para o início deste ano têm muito mais um perfil de evento para cumprir a tradicional agenda de ofertas do varejo em janeiro do que um saldão das sobras do Natal.
Depois de um Natal de vendas fortes, a maioria das promoções será feita com produtos negociados em condições favoráveis com a indústria exatamente para essa temporada de promoções. A guerra de liquidações deste ano reflete mais a concorrência acirrada entre as grandes redes varejistas do que uma queima de estoques do Natal.
O Magazine Luiza, por exemplo, marcou para amanhã a "liquidação fantástica". Serão cerca de 800 mil itens com descontos de até 70%. As lojas da Grande São Paulo abrem as portas às 5 horas da manhã, exceto no Shopping D. Nas demais unidades da rede, a liquidação começa às 6 horas da manhã.
Para rebater a concorrente, as Lojas Colombo marcaram para hoje a sua liquidação. Batizada de "liquidação bombástica", a promoção vai até sábado com descontos de até 70%. "A cada dia teremos grandes e diferentes ofertas", informa o diretor de vendas da rede, Eduardo Colombo. Hoje as lojas começam a funcionar às 11 horas. Amanhã, para enfrentar a concorrente, a abertura será às 7 horas da manhã.
O Ponto Frio, empresa recentemente adquirida pelo Grupo Pão de Açúcar, marcou para amanhã a "grande liquidação de 2010". De acordo com a companhia, algumas lojas começam a funcionar às 5 horas da manhã, também com descontos de até 70%. A intenção é clara de minar as vendas da concorrência.
INTERNET
Enquanto a disputa entre as grandes redes varejistas de móveis e eletroeletrônicos se acirra nas promoções de janeiro, neste ano essas empresas têm um concorrente adicional: as promoções pela internet. Sem precisar sair de casa e ter de enfrentar multidões, o consumidor pode usufruir dos preços de ocasião apenas com um clique na tela computador.
A Braspag, companhia especializada em meios de pagamento pela internet, criou um site onde reúne cerca de 40 lojas interessadas em liquidar os produtos das lojas físicas. As ofertas vão de eletrodomésticos a perfumes.
Segundo o presidente da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abeim), Sylvio Jorge Mandel, as grandes promoções neste início de ano estão concentradas nos bens duráveis, como eletrodomésticos. No varejo de artigos de vestuário, diz ele, sobrou pouca coisa do Natal para ser liquidado.
As 78 lojas da Scala que vendem lingerie sem costura, por exemplo, iniciam hoje a liquidação, com descontos de até 60%. O diretor de marketing da Scala e franqueador da marca, Marcos Giantaglia, conta que a maioria dos produtos destinados a essa liquidação foram negociados com as lojas especialmente para o evento.
"É uma liquidação programada", diz ele.
Veículo: O Estado de S.Paulo