A ALL (América Latina Logística) procura parceiros para viabilizar o transporte ferroviário com contêineres em dois andares, o que permitirá à empresa ampliar a movimentação das cargas que saem de Santos. Para desenvolver o modelo, já adotado desde os anos 90 nos Estados Unidos, serão necessárias reformas nos túneis das rotas para o litoral e nos próprios vagões. "Menos de 1% dos contêineres que chegam em Santos hoje são transportados por trem", afirma Bernardo Hees, presidente da companhia.
O investimento total da empresa em 2010 será de mais de R$ 700 milhões, necessário para atingir a média histórica de 10% de crescimento da ALL. Hees diz que a companhia tem aumentado a participação no transporte de mercadorias que, em sua grande parte ainda é feito por caminhões. "Ganhamos participação na crise econômica, pois muitas empresas buscaram as ferrovias para cortar custos", afirma Hees. "Minha vida é tirar caminhões das estradas", diz, sobre o esforço por incrementar a clientela.
Veículo: Folha de S.Paulo