No Brasil, empresas lideram em balas e gomas

Leia em 1min 40s

Cadbury e Kraft são duas grandes competidoras não apenas no mercado americano, mas também no Brasil. A Cadbury é dona de 70% das vendas de goma de mascar no País, graças a produtos como Trident, Bubbaloo e Chiclets. A marca mais vendida é a Trident. A empresa é ainda dona da marca Halls, referência no mercado de balas.

 

A Kraft também tem participações expressivas no País. Exibe 36,4% de participação nas vendas de chocolates (a liderança é da Nestlé), 11,5% nas de biscoito, 46,7% em bebidas em pó (refresco) e 34% em sobremesas, segundo dados do Instituto Nielsen. Entre as principais marcas estão a Lacta (com chocolates como Bis e Diamante Negro), Club Social, Trakinas, Tang e Royal (gelatinas). Apesar disso, caso o negócio entre as duas seja concretizado e se o portfólio atual for mantido, não deve haver sobreposição de produtos.

 

"O mercado nacional tem crescido muito e os investimentos, aumentado ano a ano. Não teria porque qualquer empresa estabelecida no Brasil, seja lá por qual motivo, optar por encolher a operação", analisa Getúlio Ursulino Netto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados (Abicab).

 

Atualmente, segundo Ursulino, o País ocupa o quarto lugar no ranking mundial de consumo de balas e chocolates e conta com 85 empresas. O consumo per capita é baixo. Dos 180 milhões de habitantes, 85 milhões são consumidores regulares e 50 milhões, eventuais. Ou seja, ainda há 45 milhões que não compram nem uma bala.

 

Em 2009, a Kraft anunciou a construção de uma fábrica em Vitória de Santo Antão (PE). Hoje, emprega cerca de 7 mil pessoas nas 4 fábricas no País. Em 2008, faturou R$ 4 bilhões. A Cadbury faturou R$ 1 bilhão e tem crescido 15% ao ano. Tem 2.300 empregados e uma fábrica em Bauru (SP).

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Produtos sustentáveis nas gôndolas do Walmart

Os dez produtos dos fornecedores do Walmart Brasil que participam do programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta - 3M, Ca...

Veja mais
BNDES negocia compra de participação na Hypermarcas

Entrada no capital faz parte da estratégia do banco de criar um grande grupo farmacêutico nacional   ...

Veja mais
Kraft fecha compra da Cadbury por US$ 19,5 bi

Negócio cria a maior fabricante de chocolates e doces do mundo   A companhia britânica de doces Cadb...

Veja mais
Em nutrição, Nestlé corre atrás da Danone

Alimentos: Grupo suíço lança produto na Europa e, segundo analistas, poderia fazer aquisiç&o...

Veja mais
Mais seguro, eletroportátil também será mais caro

Eletrônicos: Certificação pode subir em até 10% o custo de produção   Im...

Veja mais
DuPont e JBS fazem aliança para produzir metilato de sódio no país

Estratégia: Grupos apostam no mercado para biodiesel no país, hoje de 2,4 bilhões de litros  ...

Veja mais
No Brasil, farmácia vende a maior parte do portfólio

Desconhecida do consumidor comum, a linha de produtos da divisão de Nutrição da Nestlé Brasi...

Veja mais
Brasil ajuda o Casino

A cadeia francesa de supermercados Casino, que é sócia no Brasil do Grupo Pão de Açúc...

Veja mais
Volta às aulas

A fabricante de material escolar Mercur espera aumento de vendas de 10% em 2010. A maior parte desse faturamento se conc...

Veja mais