Pão de Açúcar vai investir R$ 5 bilhões até 2012

Leia em 2min 20s

Cifra não considera Ponto Frio e Casas Bahia e é 70% superior à do último triênio

 

O Grupo Pão de Açúcar anunciou planos de investir R$ 5 bilhões até 2012 no lançamento de 300 novas lojas. Neste ano serão cem lojas, que deverão gerar 10 mil empregos diretos. O investimento é 70% maior que o realizado nos últimos três anos e exclui futuras aquisições.

 

Além de Pão de Açúcar, os concorrentes Walmart e Carrefour também têm planos agressivos de expansão neste momento de economia aquecida e, principalmente, de olho no aumento do poder de compra das classes mais baixas.

 

O Walmart já havia anunciado que pretende investir R$ 2,2 bilhões em 2010, com a abertura de 100 a 110 lojas. No final do dia, o Carrefour reagiu aos concorrentes e divulgou uma nota anunciando que pretende investir R$ 2,5 bilhões nos próximos dois anos.

 

Segundo o vice-presidente de operações do Pão de Açúcar, Enéas Pestana, o foco do grupo são as lojas de bairro, voltadas para as classes C e D. Nessa estratégia, serão privilegiadas as bandeiras Extra e Assaí e a região Nordeste.

 

Os investimentos também contemplam uma expansão dos negócios em postos de combustíveis e drogarias. Os dois nichos nasceram dentro dos supermercados da rede -hoje são 79 postos e 147 drogarias-, mas deverão ganhar vida própria.
Além da abertura de novos postos e drogarias fora das lojas, mas com a bandeira Extra, o grupo avalia aquisições. "Aprendemos a operar postos e drogarias com rentabilidade. Daí a coragem de fazer isso fora das lojas", disse Pestana.

 

Ele lembra que o grupo conta com um time de profissionais "ativamente dedicados" a avaliar possíveis aquisições. "Nós nos consideramos varejistas, e não só varejistas de alimentos. Qualquer segmento que faça sentido, em alimentos e não alimentos, em que a gente já atua, pode trazer oportunidades. Isso inclui vestuário, produtos automotivos..."

 

O crescimento de 300 novas lojas nos próximos três anos corresponde a pouco menos da metade do número de lojas que o grupo tinha até junho passado (633 lojas), antes da aquisição do Ponto Frio.

 

O grupo faturou R$ 23,3 bilhões em 2009, excluindo Ponto Frio e Casas Bahia, cujo controle foi adquirido em dezembro. Somando tudo, o faturamento do grupo em 2010 deve ultrapassar R$ 40 bilhões.

 

Os investimentos da maior rede varejista da América Latina não contemplam a Globex, subsidiária que reúne Ponto Frio e Casas Bahia. A expansão futura das duas redes só virá depois que o Cade julgar a compra das Casas Bahia.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Oferta encolhe e eleva preço do arroz

A oferta de arroz no mercado brasileiro e mundial é cada vez menor e os preços internos estão reagi...

Veja mais
Supermercados farão investimento recorde

O Grupo Pão de Açúcar, rede líder no setor supermercadista no mercado brasileiro, anunciou q...

Veja mais
Rede Walmart incentiva produtos sustentáveis

Ao circular pelas gôndolas dos hipermercados Big, dos supermercados Nacional e de outras lojas da rede Walmart, os...

Veja mais
Makro vai investir R$ 200 mi neste ano

A rede atacadista Makro, controlada pelo grupo holandês SHV Holding N.V, pretende investir este ano R$ 200 milh&ot...

Veja mais
Com preço médio de R$ 12, produto ainda é restrito às classes A e B

Vendas só devem subir se os fabricantes sacrificarem parte dos lucros ou investirem mais   Cerca de 11 mil...

Veja mais
Procter, Johnson e Colgate esquentam a “guerra do flúor”

Segmento movimenta R$ 410 milhões, tem 60 variações de produtos e aposta em inovação ...

Veja mais
Carrinho do Walmart fica mais verde

Nos próximos dias, os clientes que fizerem compras nas lojas Walmart vão encontrar em destaque nas gô...

Veja mais
Nestlé volta a investir em alimentos nutritivos e lança bebida para idosos

A Nestlé vai começar a vender bebidas para combater a desnutrição entre idosos, em um esfor&...

Veja mais
Grãos com sotaque

Enquanto o Nordeste emagreceu as vendas externas de uva, o Brasil encorpou as importações da fruta em 2009...

Veja mais