Carrinho do Walmart fica mais verde

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Nos próximos dias, os clientes que fizerem compras nas lojas Walmart vão encontrar em destaque nas gôndolas uma série de produtos de marcas conhecidas, aparentemente iguais aos que está acostumado a consumir, porém com um diferencial: foram desenvolvidos de forma a reduzir o impacto no meio ambiente. São dez itens com embalagem reduzida, feitos de fontes renováveis, com melhoria nos processos produtivos, que diminuem o uso de água, de energia elétrica e de outros fatores.

 

Os produtos fazem parte do projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta, lançado pela rede varejista dentro da política de valorizar a bandeira ambiental em todas as suas iniciativas. Além de lojas mais eficientes, programas de reciclagem de lixo e reuso de água, o Walmart incentiva seus fornecedores a também desenvolver produtos mais verdes. “Nossa idéia foi levar a cadeia de suprimentos a dar um novo salto nesse rumo”, afirmou o presidente do Walmart Brasil, Héctor Núñez, no lançamento do programa.

 

Os produtos que integraram o projeto são o achocolatado Toddy Orgânico, da Pepsico; a água Pureza Vital, da Nestlé; o amaciante Comfort Concentrado, da Unilever; o Band-Aid, da Johnson&Johnson; o desinfetante Pinho Sol, da Colgate-Palmolive; a esponja e banho PonjitaNaturais Curauá, da 3M; a fralda Pampers Total Comfort, da Procter&Gamble; o Matte Leão Orgânico, da Coca-Cola; a linha de óleos vegetais Liza, da Cargill; além do sabão TopMax, marca própria do Walmart (fabricado pela indústria gaúcha Bertolini).

 

O papel da Walmart foi fornecer suporte técnico, representado pelo Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea), ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) do governo de São Paulo para todo o processo de desenvolvimento do produto, avalizando os resultados. Além disso, a rede ofereceu garantia de compra, visibilidade e exposição diferenciada.

 

Segundo Núñez, por enquanto, esses produtos estão sendo lançados em escala experimental, para ver a receptividade do público. Ele não quis dizer se terão preços acima dos outros. Mas garantiu que, se o projeto for aceito e ganhar escala, como ele acredita, eles certamente terão um preço mais baixo porque o processo de produção foi mais eficiente. “Nosso objetivo agora é ampliar o alcance do projeto para os demais fornecedores. Temos a expectativa de incluir mais dez na próxima edição”, afirmou.

 

A maior parte dos novos produtos trazem investimentos em processos de produção mais eficientes, mas alguns se destacaram pela originalidade. A esponja de banho, por exemplo, teve como base o desenvolvimento de um produto novo focando o uso de fontes renováveis (fibras naturais) e a fibra sintética reciclada. E o sabão TopMax reutiliza resíduos de óleo de cozinha coletado por clientes, funcionários e parceiros da Walmart.

 


Veículo: Brasil Econômico


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