As três gigantes do setor de supermercados planejam investimentos recordes para este ano, com a maior parte dos recursos destinados para a região Nordeste. O Carrefour anunciou ontem que vai aplicar R$ 2,5 bilhões no biênio 2010/2011, segundo o diretor Financeiro da companhia, Daniel Magalhães. Neste ano, serão aplicados R$ 1,250 bilhão. No ano passado, os investimentos somaram R$ 1 bilhão.
"Excluindo a compra da rede Atacadão em 2007 por R$ 2,2 bilhões, os investimentos em expansão para este ano serão recordes", disse o executivo. Magalhães não deu detalhes sobre o número de lojas que serão abertas, nem sobre a criação de postos de trabalho. "Estamos discutindo os detalhes com o grupo na França." Ele adiantou, porém, que o foco da expansão será as regiões Norte e Nordeste e que a marca Atacadão deverá absorver a maior fatia dos recursos. "Neste trimestre, vamos abrir um novo centro de distribuição em Manaus."
Segundo Magalhães, o Carrefour tem forte presença no Norte e Nordeste e já se beneficiou dos ganhos de renda das classes C e D. Sem revelar cifras, ele disse que o faturamento da rede cresceu 14,1% em 2009 na comparação com o ano anterior e que a rede Atacadão cresceu no mesmo período 10%, levando-se em conta as mesmas lojas.
No mês passado foi a vez do Walmart, o maior varejista do mundo, anunciar os planos para este ano. A companhia vai aplicar R$ 2,2 bilhões em 2010. O presidente da companhia no Brasil, Héctor Núnez, disse, na época da divulgação, que é o maior aporte de capital no País desde que a empresa iniciou a operação no Brasil, há 14 anos. Além disso, é uma cifra quase 40% superior à que foi investida em 2009 (R$ 1,6 bilhão). Também o foco da rede será as classes de menor renda C, D e E. Das 104 novas lojas previstas para este ano, mais da metade delas serão das bandeiras Todo Dia (varejo) e Maxxi (atacado).
"O Nordeste será o campo de batalha das redes", observou Eugênio Foganholo, consultor da Mixxer Empresarial. Além dos ganhos de renda obtidos pela população local, ele ressaltou que pesquisas indicam que o Nordeste é a região com menor presença de grandes redes de supermercados.
Veículo: O Estado de S.Paulo