Pão de Açúcar vai investir R$ 5 bi até 2012

Leia em 2min 30s

Expansão da rede de supermercados está focada no Nordeste para marcas voltadas à 'nova classe média'

 

O Grupo Pão de Açúcar anunciou ontem o maior plano de investimento da história da empresa, que é líder do setor varejista e encerrou o ano passado com faturamento bruto de R$ 26 bilhões, incluindo as vendas do Ponto Frio. No triênio 2010 a 2012, a companhia comandada pelo empresário Abilio Diniz vai investir R$ 5 bilhões na abertura de 300 lojas de varejo de supermercados, postos de combustíveis, drogarias, infraestrutura e logística. Os rivais Carrefour e Walmart também anunciaram investimentos recordes para este ano. 

 

A cifra do Pão de Açúcar, que é 70% superior à do triênio 2007 a 2009, não inclui a compra de outras varejistas, de postos de gasolina e drogarias que deverão ocorrer, além de investimentos no comércio online e nas redes de eletroeletrônicos e móveis Ponto Frio e Casas Bahia, que foram incorporadas.

 

O vice-presidente de Operações sênior do Grupo, Enéas Pestana, admite que o investimento poderá superar os R$ 5 bilhões previstos , já que o plano não considera as expansões do Ponto Frio e das Casas Bahia e o comércio online. A perspectiva é de que a unidade de negócio pontocom faça abertura de capital no primeiro semestre do ano que vem.

 

"Estamos muito otimistas para 2010", disse o executivo. Além do aumento da renda e do emprego, ele ressaltou que a Copa do Mundo, a eleição presidencial e o crescimento do mercado imobiliário são fatores que vão impulsionar o varejo em 2010. Só neste ano serão inauguradas 100 lojas, com a abertura de 10 mil postos diretos de trabalho. Ao fim do triênio, o grupo deve gerar 100 mil empregos diretos e indiretos.

 

O plano de investimento da companhia será bancado com a geração de recursos da empresa, disse o executivo. Ele frisou que a cifra inclui apenas o crescimento orgânico. Pestana disse que, "com qualquer taxa de crescimento, o faturamento do grupo deve ficar acima de R$ 40 bilhões neste ano".

 

FOCO

 

O foco dos investimentos do Grupo Pão de Açúcar será a região Nordeste, o segundo maior mercado consumidor do País. A expansão será feita especialmente por meio de lojas de vizinhança, que levam as bandeiras Extra Fácil e Extra Supermercado, e no modelo batizado de "atacarejo", que é uma mistura de atacado com varejo, voltado para os pequenos comerciantes, como vendedores de cachorro quente. Nesse caso, a bandeira do grupo é a Assai.

 

Segundo Pestana, é possível que a marca Extra Eletro, especializada em eletrônicos, que reúne hoje 40 lojas, deixe de existir e as unidades sejam convertidas para as marcas Casas Bahia e Ponto Frio. No caso do CompreBem, outra bandeira do grupo, a conversão para Extra está sendo considerada.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Venha correndo, Marabraz

Rede popular de móveis quer fazer da marca Mappin a sua porta de entrada junto ao público das classes A e ...

Veja mais
Carrefour planeja investir R$ 2,5 bi em dois anos

As três gigantes do setor de supermercados planejam investimentos recordes para este ano, com a maior parte dos re...

Veja mais
Mel: exportações sobem 51%

O valor das exportações de mel em 2009 cresceu mais de 51% em comparação com 2008. O pre&cce...

Veja mais
Preço pode variar até 400%

Procon fez levantamento de 80 produtos em seis lojas de Florianópolis   Pesquisa do Procon realizada em Fl...

Veja mais
Nestlé vai disputar o mercado bilionário de suco em pó

Setor é liderado pela americana Kraft, que tem 46% das vendas   A Nestlé do Brasil não demoro...

Veja mais
Hershey fica com poucas alternativas de expansão

Depois que a Kraft Foods Inc. finalmente conseguiu fechar acordo para comprar a Cadbury PLC, a Hershey Co. pode ficar se...

Veja mais
Inspeção de pomares de laranja fica a cargo do produtor

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus ) reduzirá consideravelmente os trabalhos de inspeçã...

Veja mais
Programa tenta fortalecer brasileiras

Com vendas totais de R$ 30, 9 bilhões até novembro, a indústria farmacêutica brasileira vive ...

Veja mais
Cristália inaugura fabrica de olho nas exportações

O laboratório farmacêutico nacional Cristália inaugura na sexta-feira sua nova unidade, em Itapira (...

Veja mais