Indústria têxtil prevê crescer 4% e exportar 10% mais no ano

Leia em 3min 30s

O setor têxtil está mais otimista com o mercado externo. Apesar de a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) afirmar que este ano o segmento deve acompanhar o crescimento de do Produto Interno Bruto (PIB) no mercado interno, aposta no crescimento médio de 10% para as exportações. "Para 2010, a expectativa é que o setor cresça até 4% e que movimente, em parceria com a indústria de confecção, cerca de US$ 50 bilhões. No mercado externo esperamos vender 10% a mais este ano", disse o diretor da Abit, Rafael Carvone Netto.

 

Porém empresas como a Tavex - que em 2006 se uniu com a brasileira Santista - e a Cedro Têxtil pretendem crescer acima da média do setor apostando mais no mercado interno e alcançar vendas 10% maiores no País.

 

A Tavex, por exemplo, está participando da primeira edição do salão Premiére Brasil que começou ontem com 25 lançamentos e tem o objetivo de lançar mais 40 novos tecidos até o final do ano. O CEO da companhia, Ricardo A. Weiss, explicou que este ano a Tavex investirá na expansão de tecnologias nas áreas de produção. A exemplo dos anos anteriores s utilizará meio por cento do faturamento para a pesquisa e desenvolvimento de produtos. " Temos o objetivo de nos manter alinhados com o que o mercado oferece de melhor", explicou o CEO.

 

Em 2009 produziu 115 milhões de tecidos. Porém a empresa preferiu não se pronunciar sobre o faturamento do ano anterior.

 

Quem segue a mesma linha é a Cedro que também vai apostar na alteração do maquinário brasileiro e traz para a feira 22 novos produtos e tem o objetivo de lançar mais 20 produtos até o final do ano. " Estamos muito otimistas com o mercado e com o retorno dos investimos que fizemos no produtos", disse o diretor comercial, Luiz Cesar Guimarães.

 

Seguindo a média do mercado, a Tecelagem Panamericana deve crescer entre 5% a 6% e em 2009 produziu 3 milhões de toneladas. "Estamos otimistas com os lançamentos que temos este ano e com a perspectiva do setor", afirmou diretor técnico da América Latina, Gilberto Campanatti. A companhia trouxe para o acontecimento 75 lançamentos e pretende lançar mais 24 produtos até o final do ano.

 

A Têxtil Canatiba também irá seguir a tendência do setor e tem o intuito de fortalecer ainda mais a marca em 2010 com o auxilio da feira. Para isso, a companhia trouxe 85 lançamentos para a feira." Queremos nos fortalecer junto com o setor", afirmou a gerente de marketing da empresa, Marli Vernelle Guth,

 

No mercado interno a previsão da companhia é de crescimento em produção física é de 8%. Já na área de têxtil 6,7%. O mercado em geral prevê um alavancamento de 8,5%.Já no varejo o objetivo é crescer cerca de 6,5%. .

 

Mercado

 

O faturamento anual em 2009 da indústria têxtil foi de U$ 47 bilhões. Para este ano a entidade do setor prevê um crescimento de 10% nas exportações. " O Brasil se destacou muito durante a crise e depois devido a rápida recuperação e a qualidade de produtos que possui", afirmou o diretor da Abit .

 

No ano passado o setor perdeu cerca de 30% na área de exportação. O país xportou para a Argentina U$ 300 milhões em 2009 contra U$ 500 milhões em 2008.

 

No ranking nacional de exportadores, o estado de São Paulo corresponde a 30%, seguido por Santa Catarina (15%), Rio Grande do Sul (10%), Paraná (9%) e Minas Gerais (8,9%).

 

O Brasil possui 30 mil empresas atuando no segmento. Nos últimos 10 anos a Abit tem investido U$1 bilhão de dólares no setor. .

 

Premiére Brasil

 

O evento custou R$ 3 milhões. Esta é a primeira edição do salão com a participação de 67 empresas. O objetivo é que a segunda edição aconteça em setembro deste ano.

 


Veículo: DCI


Veja também

Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart farão investimento recorde no País

O Grupo Pão de Açúcar, rede líder no setor supermercadista no mercado brasileiro, anunciou q...

Veja mais
Oferta encolhe e eleva preço do arroz

A oferta de arroz no mercado brasileiro e mundial é cada vez menor e os preços internos estão reagi...

Veja mais
Supermercados farão investimento recorde

O Grupo Pão de Açúcar, rede líder no setor supermercadista no mercado brasileiro, anunciou q...

Veja mais
Pão de Açúcar vai investir R$ 5 bilhões até 2012

Cifra não considera Ponto Frio e Casas Bahia e é 70% superior à do último triênio &nb...

Veja mais
Rede Walmart incentiva produtos sustentáveis

Ao circular pelas gôndolas dos hipermercados Big, dos supermercados Nacional e de outras lojas da rede Walmart, os...

Veja mais
Makro vai investir R$ 200 mi neste ano

A rede atacadista Makro, controlada pelo grupo holandês SHV Holding N.V, pretende investir este ano R$ 200 milh&ot...

Veja mais
Com preço médio de R$ 12, produto ainda é restrito às classes A e B

Vendas só devem subir se os fabricantes sacrificarem parte dos lucros ou investirem mais   Cerca de 11 mil...

Veja mais
Procter, Johnson e Colgate esquentam a “guerra do flúor”

Segmento movimenta R$ 410 milhões, tem 60 variações de produtos e aposta em inovação ...

Veja mais
Carrinho do Walmart fica mais verde

Nos próximos dias, os clientes que fizerem compras nas lojas Walmart vão encontrar em destaque nas gô...

Veja mais