Apesar de toda a doçura do chocolate, a Páscoa este ano terá um gostinho mais amargo para o consumidor. Cacau, manteiga e açúcar tiveram seus preços elevados, e os fabricantes vão aumentar os preços. Nenhuma entidade oficial divulgou percentual médio de aumento. As fábricas artesanais da região prometem tentar segurar os preços.
– O cacau subiu 30% no início do ano. Seremos obrigados a aumentar o preço do chocolate, mas vamos absorver a maior parte do aumento – afirma a sócia da Nugali, Maitê Lang, sem arriscar percentuais.
Na Herr Blumenau, a estimativa é um aumento de 5% em relação a 2009. Apesar de o chocolate ficar mais caro para o consumidor, todas as indústrias projetam crescimento nas vendas. A campeã é a Nugali: são estimados de 30% a 40% de aumento na procura em relação ao ano passado.
Para isso, serão derretidas cerca de 10 toneladas de chocolate puro, duas toneladas a mais que no ano passado. A dona da Herr Blumenau, Alexandra Mondini, acredita que devem ser derretidas sete toneladas.
A Alpen, de Blumenau, espera vender 5% a mais e serão derretidas 2,5 toneladas de chocolate. A Orion não divulgou dados.
Veículo: Diário Catarinense