As vendas da boneca Barbie impulsionaram os resultados da Mattel, que registrou lucro de US$ 328,4 milhões no quarto trimestre do ano passado, com aumento de 86% ante igual período de 2008.
Na comparação anual, as vendas cresceram 1% para US$ 1,96 bilhão, sendo que somente em vendas da boneca Barbie, a companhia registrou uma alta de 12%, o primeiro avanço trimestral da marca em dois anos. Nos Estados Unidos as vendas cresceram 9% no quatro trimestre e no mercado internacional o aumento foi de 5%, excluindo o efeito cambial. "Barbie voltou, pela primeira vez, em anos", disse o CEO Robert A. Eckert na sexta-feira ao Financial Times.
"Em 2009 investimos em infraestrutura, controlamos custos e gastos e reduzimos os gastos de capital", afirmou Eckert. "Apesar do difícil ambiente econômico, nós estamos satisfeitos com o desempenho dos feriados das nossas clássicas marcas, incluindo a Barbie", acrescentou em nota.
No acumulado do ano, a Mattel ganhou US$ 528,7 milhões, ou US$ 1,45 por ação, o que representa alta de 39% ante o lucro de US$ 379,6 milhões, ou US$ 1,04 por ação, registrado em 2008. As vendas no período, por outro lado, recuaram 8%, para US$ 5,43 bilhões.
Veículo: Valor Econômico