Rede Walmart se antecipou à lei

Leia em 2min 50s

Parecia uma resposta ensaiada. Questionadas sobre a intenção de tirar seis meses de licença-maternidade, a técnica em segurança alimentar Liliane Padilha Martins e a repositora Selene Modesto Mazzuco disseram, quase em coro:
–Claro! É nosso direito.
– É importante por causa da amamentação do bebê – reforçou Liliane, que espera Maria Gabriely para abril e é mãe de Rayssa, cinco anos.

 

Selene vai estrear a maternidade com Isabeli, prevista para nascer no final de março. Selene, Liliane e a tímida Monalisa Costa, 25 anos, são as três grávidas do supermercado BIG, de Capoeiras, na Capital. O BIG é uma bandeira do grupo Walmart Brasil, uma das empresas que se anteciparam à vigência da nova lei e desde junho de 2008 oferecem às funcionárias a opção de ter seis meses de licença-maternidade. A gerente de capital humano da empresa, Cristiane Santos, explica que a decisão foi resultado de uma pesquisa interna, com mil mulheres. A própria empresa paga os dois meses a mais do benefício. A funcionária pode, ainda, tirar férias depois da licença, o que soma até sete meses em casa com o recém-nascido.
– É bom para todos: a funcionária tem tranquilidade para retornar ao trabalho, a empresa ganha produtividade e o cliente é bem atendido.

 

Liliane trabalha há 15 anos na empresa e não tem medo de perder o emprego por causa da filha. Dedicada ao trabalho, esperou a hora do almoço para dar entrevista. Selene também é competente e não deixa de recolher uma batata no chão, mesmo após o expediente. A lei garante o emprego das futuras mães, desde o momento da descoberta da gravidez até os cinco meses do bebê. Selene e Liliane concordam que gravidez não deve ser encarada como doença nem empecilho para a vida profissional.

 

O grupo Walmart tem 2,9 mil funcionários em SC, sendo 54,3% mulheres. Por tratar-se de uma lei recente, ainda não foi decidido se a empresa vai aderir ao Programa Empresa Cidadã. Outras empresas nacionais que oferecem seis meses de licença são Nestlé, Garoto, Light, Cosipa, Fersol, Eurofarma, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

 

No caso de Cida, da Intelbras, ainda não há previsão da empresa aderir ou não ao Programa Empresa Cidadã. Como é praxe na empresa, vão conversar com as trabalhadoras – 52% dos 990 funcionários, só na unidade de São José – para então decidir, por meio de uma comissão interna.

 

Mas as funcionárias grávidas da empresa já têm um benefício desde 1998, o Programa Vida e Afeto, do qual Cida participa pela segunda vez. Coordenado por uma psicóloga, trata-se de um encontro mensal com as barrigudinhas, no qual trocam ideias e recebem informações sobre cuidados com a saúde, alimentação, entre outros temas.

 

Aos 32 anos e casada há 16, Cida tem dois meninos: Peterson, de 11, e Guilherme, que completará dois anos em fevereiro. É a segunda gravidez que pega Cida no batente. Da primeira vez, quando tinha 19 anos, fazia bicos e teve dificuldades em ser contratada com o barrigão.

 

A estabilidade de nove anos na empresa ajudou Cida a planejar a chegada de Guilherme. Mariah foi uma surpresa, mas já é uma benção. Mais difícil que amamentar, será controlar a ansiedade até abril.

 


Veículo: Diário Catarinense


Veja também

O império das marcas

Com investimentos de 5 bilhões de reais e uma gestão tipicamente brasileira, o empresário Joã...

Veja mais
O eleito de Abilio

O que levou Enéas Pestana a ser escolhido para suceder Claudio Galeazzi no comando da maior rede varejista do pa&...

Veja mais
Preços de verduras e legumes seguem em alta

As chuvas intensas que atingem o Estado devem continuar puxando os preços de verduras e legumes - mais suscet&iac...

Veja mais
Vendas da Barbie dão novo impulso à Mattel

As vendas da boneca Barbie impulsionaram os resultados da Mattel, que registrou lucro de US$ 328,4 milhões no qua...

Veja mais
Fabricante catarinense estima nova queda nas exportações este ano

As indústrias têxteis de Santa Catarina projetam para 2010 um resultado bastante tímido nas exporta&...

Veja mais
Philco planeja produção de TV em Manaus

Eletroeletrônicos: Fabricação de TV de tubo e LCD faz parte de estratégia que inclui publicid...

Veja mais
À espera da Kraft, Cadbury investe em chiclete de leite

"Há pelo menos cinco anos me perguntam quando a Cadbury vai lançar chocolate no Brasil", diz Oswaldo Nardi...

Veja mais
GP sai mas deixa sua marca na gestão da BR Malls

Varejo: Metas são exigidas dos 35 shoppings do grupo, que competem entre si em busca do melhor resultado   ...

Veja mais
Estiagem poderá limitar safra colombiana de café

Se no Brasil as fortes chuvas na região Centro-Sul estão prejudicando a qualidade da atual safra de caf&ea...

Veja mais