A União Europeia (UE) anunciou que vai ampliar o controle nas importações de uma lista de produtos de origem não animal, que vão de amendoim a frutas e vegetais. O objetivo é limitar riscos para as saúdes humana e animal.
Para o Brasil, o único produto afetado diretamente é o amendoim e seus derivados, cujas exportações para a Europa em 2008 somaram US$ 40 milhões. A situação, na prática, não muda porque 50% dos carregamentos do produto brasileiro já são submetidos a análises. O que muda é a maneira harmonizada como o controle será feito em todos os países da UE. O risco para o amendoim é a presença de aflatoxina.
Pela primeira vez, regras de controle de importação de alimentos de origem não animal serão comuns nos países da UE. Quando a regra foi anunciada, em 2009, houve temor no Brasil de que afetaria todos os produtos de origem não animal. Mas a UE definiu uma lista de produtos com risco por país. O controle sobre a importação de pimentão, óleo de palma e cúrcuma (tipo de açafrão) atinge todos os países.
Veículo: Valor Econômico