Dia da Criança anima redes de lojas

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O comércio varejista paulistano se prepara para atender à demanda da última data comemorativa antes do Natal - a mais aquecida do setor -, o Dia da Criança, considerado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mais forte que o Dia dos Pais, com expectativa de incremento de 5% nas vendas frente ao registrado no ano passado. Tendo como cenário o crescimento das vendas no comércio eletrônico (e-commerce), os varejistas tradicionais deverão inovar para aumentar os negócios, já que as vendas on-line cresceram acima dos 40% no País ao longo dos seis primeiros meses deste ano, de acordo com a o relatório "WebShoppers" do e-bit.

 

De olho no crescimento acelerado do e-commerce, o Sebrae São Paulo orienta os varejistas a aperfeiçoar o atendimento, fazer uma promoção diferente, renovar a vitrine e refazer a mala-direta para contatar os clientes.

 

Para grandes redes, como o Magazine Luiza, que abre, hoje, simultaneamente, as portas de 44 lojas na Grande São Paulo, a execução de ações como estas é praxe. No entanto, a rede de Luiza Helena Trajano inova ao ter seus atendentes vestidos como personagens do universo infantil a fim de atrair os pequenos e os grandes consumidores. A loja-conceito do Shopping Aricanduva, na zona leste da capital, conta até com um espaço específico para o público infantil.

 

Para Thiago Bueno Ferraz, analista do Sebrae-SP, os empresários podem conseguir bons resultados com atitudes sutis. "Ações simples podem aquecer as vendas em momentos estratégicos como o Dia da Criança, que é uma data muito importante para o varejo", disse.

 

A data também servirá de termômetro para as vendas de Natal. "É um teste importante, pois, se o desempenho for bom, sinaliza que haverá fôlego para as vendas de Natal", comentou Emílio Alfieri, economista da ACSP. Com base no desempenho do varejo este ano e no ano passado, ele estima que a venda será de produtos de tíquete médio mais alto, como bicicletas, laptops e videogames, terá alta de 7%.

 

Mais vendidos

 

Durante a data sazonal, os segmentos do comércio que mais lucram são os de vestuário e o de brinquedos. A Tip Top, considerada a maior fabricante de roupas de bebê do Brasil e que recentemente entrou no varejo com lojas próprias e franquias, afirma que suas vendas serão incrementadas no Dia da Criança. Segundo o presidente do Grupo TDB, David Bobrow, a fabricante, que distribui para oito mil clientes ativos entre multimarcas e magazines, registrou alta de 10% no volume de pedidos frente a 2007.

 

Bobrow revela que "a data sazonal representa até 12% do faturamento anual da companhia. Para nós é a segunda data mais importante depois do Natal, e do segundo semestre, naturalmente". Ele explica que as lojas de vestuário e os supermercadistas fizeram suas encomendas em agosto, pois a Tip Top desenvolve modelos exclusivos para estes segmentos.

 

A varejista de Ri Happy Brinquedos, que tem 80 lojas no País, espera abrir as portas de mais seis unidades este ano, e a previsão é de que as vendas fiquem aquecidas em 8%.

 

"A preparação da rede começa no segundo semestre, quando ela está com o estoque cerca de 10% maior em relação ao do ano anterior", afirmou Ricardo Sayon, diretor Comercial da rede

 

Shoppings

 

Levantamento realizado pela Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop) aponta de que as vendas no Dia da Criança devem crescer entre 10% e 12% este ano sobre a mesma data de 2007, impulsionadas principalmente pela série de lançamentos de brinquedos que ocorrem nesse mês. O tíquete médio ficará entre R$ 30 e 70. A entidade acredita que o consumidor tem a intenção de gastar até R$ 70 com presentes.

 

A administradora de centros de compras AD Shopping, por exemplo, informa que seus 26 empreendimentos contarão com ações especiais e com espaço para brincadeiras. Segundo a coordenadora de Eventos da AD, Regina Pugliese, a expectativa é de que as vendas cresçam 12%. "Esta data sazonal tem-se tornado cada vez mais importante", acrescentou ela.

 

A supermercadista Carrefour também está com os estoques preparados desde agosto e até ampliou em 10% o volume de encomendas para a época. Na segunda quinzena deste mês, os produtos voltados para o público infantil já estarão nas gôndolas. A rede francesa estima aumento aproximado de 10% nas vendas.

 

A rede Armarinhos Fernando, que possui 11 lojas na Grande São Paulo, vê nos importados uma parcela de 2% das vendas. "É um número pequeno, porém, significativo, se considerarmos as grandes quantidades e o volume que compramos", analisou o gerente da matriz, Ondamar Ferreira. A rede espera um crescimento de até 7% nesta data frente a 2007.

 

Veículo: DCI


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