Entre a fruta e o sorvete

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Atentas à atual demanda dos consumidores por alimentos naturais e saudáveis, marcas de frozen yogurts ganham espaço no mercado, abrindo a porta para novas oportunidades de negócios no setor de alimentação. Uma das primeiras redes a apostar no formato, a carioca Bendita Fruta, do Grupo Parmê, busca franqueados em todo o País para dar sustentação ao seu plano de expansão, que prevê a abertura de 23 unidades este ano. O investimento inicial varia entre R$ 115 mil a R$ 295 mil, inclusa a taxa de franquia.

 

Aposta do momento no mercado carioca, as redes de frozen yogurts vem se espalhando rapidamente. A utilização de produtos naturais, associada ao forte calor na cidade, contribuiu para rápida aceitação pela população, argumenta Paulo Ancona, sócio da consultoria Vecchi & Ancona. Segundo Ancona, o produto realmente veio para ficar, mas, ainda assim, ele recomenda cautela aos investidores, lembrando a febre provocada pelas redes de temakerias no passado, quando várias marcas sucumbiram à forte concorrência.

 

"O segmento ainda deve crescer muito e depois vai haver uma depuração natural das marcas, como aconteceu com as redes de temakeria. A longo prazo só sobreviverão as redes maiores e mais estruturadas, além de outras de menor porte e atuação local. Estas, no entanto, dificilmente representarão concorrência séria para os principais players do mercado", acredita.

 

Para ele, o investidor também deve ficar atento ao potencial da marca, bem como a variedade de produtos que oferece. "Escolher rede forte e com potencial de expansão, com condições de passar por esse momento inicial de acirrada concorrência, é fundamental. Além disso, o investidor deve prestar bem atenção nos produtos que a marca oferece. Sem uma ampla gama de sabores fica difícil competir", avalia.

 

Entre os formatos loja e quiosque, Ancona recomenda o primeiro. "Embora represente um investimento mais alto, o formato de loja tende a ser mais vantajoso por dois motivos: possibilidade de maior número de maquinas e produtos; e as restrições cada vez maiores de shoppings centers em relação à venda de alimentos em quiosques", diz.

 

Investimento. Lançada em maio do ano passado, a marca Bendita Fruta é um dos principais investimentos da tradicional rede de alimentação carioca Parmê para se expandir pelo País. A marca, que a exemplo de outras no segmento aposta na adição de frutas, caldas e cereais aos frozens como ampliar sua participação no mercado, oferece ainda milkshakes de yogurtes, salada de frutas, sucos naturais e uma exclusiva linha de geleias de frutas preparadas artesanalmente, com redução de açúcar em até 60%.

 

"Cerca de 65% das vendas, no entanto, são de frozen, que são vendidas em quantidades unitárias. A combinação com saladas de frutas também é bastante popular entre os clientes. O ticket médio está em torno de R$ 7", revela Luiz Antonio Jaeger, gerente de operações do Grupo Parmê.

 

Segundo Jaeger, o produto foi concebido há dois anos. "Frozen yogurtes vem se mostrando um alimento com boa penetração no mercado brasileiro, mas há cerca de um ano e meio mal se falava neste produto por aqui. Passamos todo o ano de 2008 fazendo estudos de mercado para desenvolver os formatos de negócio e criar os sabores. Até aqui, a decisão de uni-lo às frutas brasileiras vem se mostrando um sucesso", diz.

 

Hoje, a rede possui quatro unidades próprias em operação no Rio de Janeiro, sendo duas em formato de quiosque e outras duas lojas. A primeira a ser inaugurada foi no Largo do Machado e, a seguir, foram abertas as filiais dos shoppings Nova América, Madureira Shopping e West Shopping. "A loja do Largo do Machado exigiu o maior investimento, mas, em compensação, é a mais rentável atualmente. Ela nos serviu como chamariz para a marca", afirma o executivo.

 

Em dezembro passado, a rede inaugurou duas novas unidades em Brasília, dando início à expansão nacional. As estreantes, que foram abertas em parceria com empresários locais, estão localizadas no Conjunto Nacional Brasília (CNB) e consumiram cerca de R$ 500 mil em investimentos.

 

Para 2010, de acordo com Jaeger, o plano de expansão nacional da Bendita Fruta é agressivo. Além de chegar à Brasília, a rede vai inaugurar no final do mês sua primeira unidade em formato de franquia em São Paulo, no Shopping Metro Tatuapé, zona Leste da cidade. No Rio de Janeiro, a marca abrirá sua quinta unidade, e primeira franquia, no Bangu Shopping.

 

"Estamos inaugurando ainda outra unidade própria, dessa vez no Carioca Shopping. Além disso, devemos abrir outra unidade em Salvador ainda este mês, novamente numa operação em parceria com empresários locais, como fizemos em Brasília", revela.

 

Segundo Jaeger, a expansão para outras cidades será tocada com a estratégia feita até aqui. "Chegaremos sempre com loja própria, para depois procurar franqueadores. Trata-se de uma boa alternativa para sentir o mercado e melhorar a operação como um todo. Além disso, em termos de logística, a operação fica muito mais facilitada", argumenta. "Ainda assim, nunca fechamos as portas para possíveis investidores em potencial e, em paralelo, continuamos fazendo entrevistas. A exceção está sendo São Paulo, onde acabamos de inaugurar nosso primeiro restaurante da Parmê", completa.

 

O executivo revela que a meta é fechar o ano com 30 unidades, entre próprias e franqueadas. "A idéia é conduzir a expansão com 10 a 15 unidades franqueadas. Além de Brasília, onde queremos ter mais lojas, Vitória e Goiânia são cidades que nos interessa, até por estarem próximas do Rio e de Brasília, onde já temos uma operação estruturada", diz.

 

Paulo Ancona vê a estratégia com ressalvas, embora reconheça sua eficiência. "Na verdade, poderiam estar contando com franqueados locais, que conheceriam as praças tão bem quanto os parceiros locais que estão procurando, como todas as demais redes de franquia fazem. Parece-me que é mais uma forma de colocar pontos e garantir a expansão, que, talvez, não seria tão fácil nesse momento de consolidação da marca, ainda desconhecida e com fortes concorrentes no mercado", avalia.

 


Veículo: Jornal do Commercio - RJ


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