Sempre em evolução, o setor precisa ficar atento às perspectivas deste novo ano, como o retail media e novas tecnologias em refrigeração
A tecnologia no varejo alimentar vem evoluindo rapidamente nos últimos anos. A inovação no setor abrange uma ampla gama e profundidade de soluções e aplicações, mas algumas áreas vêm se destacado ando cada vez mais e se tornado um ponto importante para os varejistas.
Quando se trata de inovação, os varejistas devem manter o foco no retail media, que poderá converter em rentabilidade associado a vendas e na tecnologia de refrigeração de ponta.
Os movimentos do retail media
O retail media vem sendo explorado nos últimos artigos aqui na SuperHiper e não é por menos, pois explodiu nos últimos anos e crescerá ainda mais. Este fluxo de receita alternativa ajudará o varejo alimentar a aumenta suas margens, que hoje são estreitas, e muitos podem aproveitar e implementarem com funcionalidades inovadoras. Um exemplo, o Walmart deu aos seus anunciantes uma maneira assertiva para alcançar seus clientes.
Por meio do Walmart Connect, as marcas interagem com os clientes por meio dos resultados de busca. Os anunciantes do Walmart apresentam vídeos patrocinados, sendo a primeira solução de publicidade em vídeo. Com esta capacidade de contar histórias pode impulsionar e acelerar as conversões na jornada de compra, comenta a diretora sênior de marketing de produto da empresa, Susanna Lee.
Outro exemplo é a Grocery Shopii, que oferece uma nova solução às marcas de patrocinar o conteúdo das receitas dos canais da varejista. A plataforma proprietária Recipe Media permite receitas patrocinadas, seja on-line, mídias sociais, sinalização em loja, com o objetivo de aumentar as vendas e vender mais produtos.
Refrigeração no foco
Embora a tecnologia de refrigeração não pareça interessante, mas é um espaço inovador a ser observado, pois muitas empresas estão lançando soluções de ponta que fazem de tudo, desde facilitar o atendimento de pedidos nas lojas e criar oportunidades de exibição, além de oferecer soluções sustentáveis, principalmente em uma área que necessita de economia de energia.
A empresa italiana Schweitzer acabou de lançar sua nova geração de vitrines refrigeradas, que promete flexibilidade de espaço com benefícios de sustentabilidade. Segundo a empresa, os equipamentos foram redesenhados para proporcionar a satisfação ao cliente através do design elegante, iluminação e total transparência, ao mesmo tempo que reduzem o consumo de energia para o varejista.
Outra novidade, trazida pelas empresas como Phononic e Vidir Solutions, prometem fazer grandes revoluções como tornar a entrega das compras online e o atendimento ao cliente mais fácil e eficiente para os supermercadistas, com uma solução automatizada de atendimento e preparação de coleta nos supermercados com sacolas refrigeradas, permitindo que sejam preparados pedidos congelados, resfriados e em temperatura local em um local central.
Fonte: Progressive Grocer