A tecnologia está levando as operações a novos níveis e continua acelerando as mudanças
O burburinho de novidades e soluções em tecnologia continua crescendo e as soluções de automação, que vão desde a inteligência artificial (IA) e a aprendizagem automática, até programas como ChatGPT, estão se consolidando em quase todos os níveis do ciclo de produção e venda de alimentos, tornando-se essenciais para o sucesso do setor supermercadista, tanto hoje como no futuro.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela empresa Incisiv, 83% dos varejistas discutiram a ferramenta de IA em reuniões, o restante disse que a tecnologia será necessária como instrumento competitivo no futuro.
Automação de pedidos e previsão do varejo
No início de 2023, a Albertsons Cos. e Afresh Tecnologies concluíram a implementação da plataforma de pedidos e gerenciamento de estoque da Afresh em quase todas as lojas da rede nos Estados Unidos. O sistema baseado em IA permite que as lojas reduzam o desperdício de alimentos e alcancem um frescor superior por meio de previsões, gerenciamento de estoque e operações de loja mais inteligentes, oferecendo aos gerentes de departamento ferramentas de pedidos fáceis de usar, e que conseguem aproveitar os insights em tempo real.
A diretora de sustentabilidade e transformação da Albertsons explicou ao Podcast Top Women in Grocery que os pedidos eram tradicionalmente baseados na experiência de quem trabalha em lojas individuais. O uso da tecnologia como a Afresh permitiu que a empresa fizesse pedidos com base na localização, vendas, estoque, sazonalidade, dados históricos e muito mais, economizando tempo dos associados e potencial desperdício de alimentos.
Os pedidos preditivos também são utilizados pelo Sam´s Club nos Estados Unidos, e tem sido importante para dimensionar corretamente as suas novas operações. “Em nossos clubes, temos muitos lançamentos e produtos novos. Tradicionalmente, uma pergunta difícil de responder, quanto devo ganhar com isso hoje?”, explica o vice-presidente sênior e diretor de produtos da empresa, Tim Simmons. “No passado, dependíamos de planilhas, fichários e itens imprecisos em suas capacidades preditivas”.
Segundo o VP do Sam´s Club americano, eles utilizam a IA e o machine learning, e criaram um aplicativo que orienta o associado, tudo baseado em um algoritmo. Com isso, transformaram o negócio em termos de precisão, simplificando o trabalho dos associados e até criando uma melhor experiência de compra.
A IA generativa
A IA generativa e o ChatGPT fizeram grandes avanços no ano passado e estão preparados para se aprofundar mais nas funções básicas do varejo alimentar. A Instacart está entre as primeiras empresas a construir um plug-in para o chatbot de IA desenvolvido pela OpenIA (empresa detentora do ChatGPT), e afirma que a IA e a aprendizagem automática estão no centro de tudo o que faz.
A Instacart está usando a IA generativa internamente para facilitar a vida de seus funcionários, como encontrar informações, executar análises e verificar insights, ao mesmo tempo que usa a tecnologia para construir novas experiências de produtos que atendam melhor seus clientes, anunciantes, parceiros varejistas e compradores.
O Sam´s Club americano também está aproveitando o poder da IA generativa e da visão computacional para tornar o negócio deles mais eficaz. A empresa está testando largamente a tecnologia, aprendendo e vendo como essa produtividade pode agregar para a empresa. Para o Sam´s Club, está mudando a maneira como eles fazem negócios.
Integração e treinamento
Outro ponto importante nas operações do setor supermercadista que a automação está ajudando é na contratação e integração de colaboradores. Uma empresa japonesa com sede em Tóquio, a Ricoh, introduziu uma solução automatizada que ajuda os varejistas a realizar, de forma inteligente, as tarefas administrativas de encontrar e selecionar candidatos para vagas de emprego, bem como treiná-los após a contratação.
A empresa descobriu que as soluções de gestão e automação de documentos poderiam reduzir a integração dos funcionários em 400%, de duas semanas para dois dias. Para a empresa, automatizar as tarefas administrativas fará com os varejistas saiam na frente, tirando todas as tarefas administrativas da mesa, ajudando seus funcionários na linha de frente a darem o melhor de si.
Fonte: Progressive Grocer