Seu supermercado está preparado para atender a Geração Z?

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Com as novas gerações sempre conectadas e consumindo conteúdo de maneira crescente, o setor precisa transformar desafios em oportunidades. Durante a NRF 2024, o empresário e ex-jogador de basquete Magic Johnson enviou uma mensagem inspiradora para os jovens

 

Existe um segredo para o sucesso? Trabalho, disciplina, valorização dos funcionários, adoção de conceitos e valores, compreensão do perfil dos consumidores, oferta de conveniência e praticidade – são muitos os detalhes e processos que o setor varejista precisa aprimorar para alcançar resultados satisfatórios e se destacar diante da concorrência.

 

Na última edição da NRF Big Show 2024, em Nova York, discutiu-se como a Geração Z está integrada ao varejo e qual a sua importância para os negócios. Para inspirar os varejistas presentes, o ex-jogador Magic Johnson palestrou sobre sua trajetória de sucesso e a importância de inspirar e desafiar aqueles ao seu redor, um ambiente crucial, segundo ele, para o crescimento de qualquer negócio.

 

“Todos temos concorrentes que nos fazem melhores. Larry Bird me fez jogar meu melhor basquete. Fui abençoado por competir com ele desde o início. Ele me ajudou a crescer, me desafiou. Tive que vencê-lo no melhor jogo universitário da história”, compartilhou Magic sobre sua rivalidade com Larry Bird e a conquista do título em 1979.

 

Recado para a Geração Z

O ex-atleta, atual líder da Magic Johnson Enterprises, vê nas novas gerações, nativas digitais e antenadas com inovações, um potencial significativo para transformar a sociedade, especialmente a norte-americana. No entanto, ele ressalta a necessidade de uma mudança de mentalidade por parte da Geração Z. “Os jovens precisam aceitar críticas. Não podem esperar que paremos de criticar. Pare de se chatear! Pare de chorar! Queremos apenas ajudar”, alertou.

 

“Ninguém vai dar nada de graça. Minha filha pediu ajuda para abrir o próprio negócio. Eu disse que poderia ajudar, desde que ela elaborasse um plano de negócios completo. Ela saiu contrariada, chorou, mas depois me entregou o plano. Eu a ajudei. Mais tarde, ela agradeceu por eu tê-la feito percorrer o próprio caminho, enquanto amigos que abriram negócios sem estudo e trabalho duro faliram”, contou Johnson.

 

“Os jovens precisam entender que o feedback é um presente. Muitas vezes, não vão gostar do que falamos, mas é nosso trabalho, como pais e CEOs, tornar quem trabalha conosco melhor. Estamos preparando líderes, e liderar não é fácil”, concluiu Magic Johnson.

 

Impactos

Com uma identidade própria, um público ansioso e impaciente com serviços ruins e altamente conectado, a Geração Z exige que o varejista trabalhe com atributos como interatividade, diálogo em tempo real por meio das redes sociais, engajamento e criação de experiências de consumo altamente interativas.

 

Pensando especificamente no varejo alimentar, é recomendável adotar uma abordagem “figital” (físico + digital) integrada, com jornadas de experimentação que despertem o desejo de consumo digital, levando a processos de retirada em loja, por exemplo. Além disso, focar em categorias mais nichadas, oferecer serviços de frete integrado e personalizar serviços de valor agregado são diferenciais que podem aumentar a penetração de vendas no e-commerce para essa geração.

 

Futuro do E-commerce com a Geração Z

A conectividade com as demandas da Geração Zfamiliarizada com a Internet, é uma realidade presente nos grandes supermercados e nos pequenos. É crucial que o e-commerce seja altamente funcional, rápido, disponível e envolvente para ter sucesso com esses clientes exigentes. A experiência digital de compra, impulsionada por soluções integradas com Inteligência Artificial (IA), tende a evoluir rapidamente para ser cada vez mais personalizada. O varejo alimentar precisa compreender que os clientes buscam hiperpersonalização e conveniência. A competição agora não é apenas local, mas global, com empresas centradas no cliente sobrevivendo a essa transformação. É fundamental integrar o e-commerce ao núcleo do negócio, superando a visão de que é uma operação separada.

 

Redação SuperHiper 


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