Expansão do mercado pet ganha força no setor supermercadista

Leia em 2min 10s

O faturamento brasileiro da categoria cresceu 14% em 2023, alcançando a marca de R$ 68,6 bilhões

 

A busca por produtos destinados a animais de estimação no varejo alimentar não é apenas uma tendência; esse nicho ocupa a terceira posição entre os canais de acesso dos consumidores no comércio eletrônico, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB). O faturamento do setor pet brasileiro apresentou um crescimento de 14% no ano passado, atingindo a cifra de R$ 68,6 bilhões, conforme previsto pelo IPB com base no desempenho do mercado até 30 de setembro.

 

Há uma década, o instituto tem promovido o desenvolvimento do setor pet brasileiro, divulgando projeções trimestrais de faturamento anual. O faturamento consolidado de 2022 foi de R$ 60,2 bilhões, representando um aumento de 16,4% em relação a 2021, que registrou R$ 51,7 bilhões, conforme informado pelo IPB no início do ano seguinte.

 

Cesta de compras

Na esfera do varejo alimentar, os pontos de venda têm se especializado no segmento, preparando-se cada vez mais para atender às necessidades dos clientes por meio de serviços e cuidados com seus animais de estimação. Itens como linha de higiene para pets, tapetes higiênicos, areias sanitárias, caminhas, coleiras, comedouros, brinquedos e acessórios têm conquistado espaço nas prateleiras dos supermercados.

 

rede Coop aumentou o espaço dedicado apenas para a categoria em suas lojas para seus cooperados e clientes. “Comercializamos alimentos secos, úmidos e petiscos das importantes marcas do mercado como também a linha de higiene, desde areia para gatos e tapetes higiênicos para cães. A população de pet vem crescendo e ganhando espaço nos lares brasileiros, já contamos com mais de 68 milhões de cães, 42 milhões de aves, 34 milhões de gatos e 22 milhões de peixes. Em 2023, foram produzidas cerca de 4 milhões de toneladas de pet food em território nacional para atender a demanda interna de consumo”, explica a Gerente de Compras Não Alimentos da Coop, Diana Queirós.

 

A varejista possui um sortimento de alimentos para pets da marca própria Coop e em novembro de 2022 lançou o tapete higiênico Coop que já vem se destacando na preferência do consumidor, de acordo com a rede varejista.

 

Bons negócios

Ainda de acordo com Diana Queirós, a categoria movimenta aproximadamente de R$ 20 milhões por ano, sendo que o online vem se destacando e ganhando participação, mas a maior venda ainda se mantem nas lojas físicas. A Coop também realiza algumas ações  para se destacar e incrementar as vendas, como por exemplo feira de adoção, festival pet, entre outras campanhas.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

10 dicas de marketing para conquistar mais clientes em 2024

Varejo deve ter um crescimento de 2,5% no Consumo nos Lares em 2024, e o setor supermercadista deve se preparar para atr...

Veja mais
Seu supermercado está preparado para atender a Geração Z?

Com as novas gerações sempre conectadas e consumindo conteúdo de maneira crescente, o setor precisa...

Veja mais
A era do autoatendimento

Muitos consumidores preferem resolver tudo sozinhos, mas isso não significa que tudo deve ser automatizado, &eacu...

Veja mais
Queijo: um item essencial na cesta do shopper

 Dia 20 de janeiro comemora-se o seu dia, e em 2023, a categoria esteve presente em 6,2% dos carrinhos de compra &...

Veja mais
Da resiliência do varejo a inteligência artificial, confira os insights extraídos da NRF´24

Durante evento realizado no Harvard Club, os sócios da BTR-Varese, Eduardo Terra e Alberto Serrentino, apresentar...

Veja mais
NRF 2024 discute alternativas para o sucesso do varejo alimentar

Para executivo da NielsenIQ, é necessário superar 6 desafios para atrair clientes com menor disposiç...

Veja mais
Como a automação está mudando o jogo no cotidiano do supermercado

A tecnologia está levando as operações a novos níveis e continua acelerando as mudanç...

Veja mais
As inovações que permearão o varejo alimentar em 2024

Sempre em evolução, o setor precisa ficar atento às perspectivas deste novo ano, como o retail medi...

Veja mais
4 tendências que poderão transformar os supermercados em 2024

Da mídia nas lojas aos movimentos de fusões e aquisições, o varejo de alimentos americano po...

Veja mais