Inovacões que são uma brastemp

Leia em 2min 50s

Whirlpool, líder em linha branca, é a única empresa do País a entrar na lista das mais criativas do mundo

 

Para pegar uma cerveja gelada, você não precisa abrir o refrigerador. Basta apertar um botão que fica na porta da geladeira e a latinha cai em suas mãos. Se você gostar de cozinhar a vapor, um forno elétrico portátil faz isso sem espalhar fumaça pelo ambiente. Essas são apenas algumas inovações desenvolvidas pela unidade brasileira da americana Whirlpool, fabricante de Brastemp e Consul, e que se tornaram produtos globais da empresa. Sua vocação inventiva fez com que ela integrasse a lista das mil empresas ou instituições mais inovadoras do mundo, de acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI). Tratase da única companhia instalada no Brasil a fazer parte da relação (a outra representante nacional é a Universidade Federal de Minas Gerais). “Integrar essa lista significa que o processo de inovação criado no Brasil funciona e que está alinhado à nossa estratégia de negócios global”, afirma Rogério Augusto Martins, diretor de desenvolvimento de produtos da Whirlpool Latin América.

 

Mais surpreendente ainda: no ranking, a Whirlpool brasileira aparece à frente de qualquer operação da empresa no mundo – inclusive da matriz americana.

 

No Brasil, os novos produtos são desenhados nas plantas de Rio Claro, no interior de São Paulo, e Joinville, em Santa Catarina. De acordo com Martins, os centros de desenvolvimento de produtos instalados nessas cidades estão entre os mais avançados do mundo, ao lado de unidades localizadas nos Estados Unidos, Itália e Alemanha. Nenhum país, porém, é tão pródigo em inovações quanto o Brasil. O que explica isso? Segundo Martins, algumas características culturais dos brasileiros ajudam. “Nossos profissionais têm facilidade de se colocar no lugar do cliente, entendê-los e pensar de forma diferente”, afirma. “Os consumidores gostam de praticidade e também são mais receptivos aqui do que em outros países.” O processo de inovação global da companhia surgiu formalmente em 2000, com a criação de uma área dedicada exclusivamente a isso. Atualmente, as unidades brasileiras contam com 600 profissionais que trabalham com inovação e inteligência de mercado – mais do que a maioria dos países onde a Whirlpool está presente. Como resultado, os produtos desenvolvidos no Brasil são exportados para mais de 70 países. Nos últimos anos, as novidades de multiplicaram. Em 2002, a filial brasileira lançou 20 produtos. Em 2009, o número saltou para 160, sendo que muitos deles tiveram suas patentes registradas.

 

O registro de patentes é um indicador do grau de desenvolvimento de um país. Nessa área, o Brasil vem evoluindo. Em 2005, foram registradas por aqui 270 patentes, número que chegou a 480 no ano passado. “A demanda por pedidos tem aumentado, como reflexo dos investimentos do País em novas soluções”, diz Jorge Ávila, presidente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). Segundo ele, o Inpi quer tornar mais ágil o processo de registro de uma invenção. Hoje, o prazo médio para uma empresa obter uma patente é de seis anos, mas Ávila quer reduzir o período para quatro anos. “Estamos contratando novos examinadores e melhorando nossos processos”, diz Ávila. “Só assim, poderemos acompanhar o desenvolvimento da economia brasileira.”


Veículo: Revista Isto É Dinheiro

 


Veja também

Subsidiárias exportam gestão e inovações

Unidades brasileiras viram referência para as matrizes ao criar modelos de negócios e produtos que sã...

Veja mais
Anvisa deixa anúncio usar heróis para atrair criança

Medida está em texto da agência que prevê restringir publicidade de alimentos Proposta anterior ve...

Veja mais
Brasil Cacau avança entre os emergentes

VP da Kopenhagen explica que a concorrência é menor em chocolate fino que no popular   Oito milh&oti...

Veja mais
Bistrô Kopenhagen é a próxima

Conceito Gourmet Station leva para o cardápio pratos e bebidas baseados em sucessos como Nhá Benta  ...

Veja mais
Hypermarcas anuncia duas aquisições por R$ 179 milhões

A fabricante de medicamentos, produtos de limpeza e alimentos Hypermarcas detalhou o processo de duas aquisiç&oti...

Veja mais
Chilena Cencosud compra rede de supermercados de Fortaleza

O grupo varejista chileno Cencosud informou ontem (5) que acertou a compra da rede Supermercados Família em Forta...

Veja mais
Xarope de milho perde espaço para o açúcar

O xarope de milho, alternativa ao açúcar usada para adoçar refrigerantes, bolachas, condimentos e c...

Veja mais
Hypermarcas compra York e Sanifill

A Hypermarcas anunciou ontem que fechou sexta-feira dois acordos de entendimento para comprar 100% do capital social da ...

Veja mais
Negócio próprio agora é coisa de mulher

As mulheres ainda acreditam que têm remuneração mais baixa do que os homens no mesmo cargo, talvez a...

Veja mais