Subsidiárias exportam gestão e inovações

Leia em 2min 50s

Unidades brasileiras viram referência para as matrizes ao criar modelos de negócios e produtos que são depois adotados em outros países

Carrefour passou a apostar no formato de "atacarejo", criado no país; AmBev levou estilo de administração brasileiro para a sede belga

 

DA REPORTAGEM LOCAL

 

A contribuição do Brasil para as multinacionais não fica só na remessa de lucros e dividendos. Cada vez mais, o país tem exportado modelos de gestão, serviços e inovações. O exemplo mais emblemático é o do time de altos executivos da Ambev, que hoje comanda a AB Inbev, a maior cervejaria do mundo.

 

Sob a liderança de Carlos Brito, ex-presidente da Ambev, a AB Inbev se tornou a cervejaria mais lucrativa do mundo, com margens de 35%. O estilo agressivo, com altas bonificações por performance e a obsessão pelo controle de custos, rende elogios no mercado financeiro -mas é também fonte de conflitos com trabalhadores, políticos e a comunidade em geral na Bélgica, sede do grupo.

 

Uma das grandes apostas da rede francesa Carrefour é o "atacarejo" -mistura de atacado com varejo inventada no Brasil. A bandeira Atacadão, que comprou em 2007, acaba de ganhar sua primeira loja internacional, na Colômbia. A Argentina é o próximo destino e deve ter uma até o final do ano. Uma equipe foi montada só para estudar oportunidades de expansão do formato, inclusive para mercados como China, Indonésia e a própria França.

 

O Brasil virou referência também para a anglo-holandesa Unilever e cada vez mais tem sido palco de lançamentos globais. Foi aqui que nasceu a estratégia de valorização da marca Unilever como meio para alavancar as vendas, e não apenas do ponto de vista institucional. "Hoje existe um time discutindo globalmente como trabalhar melhor a marca Unilever, e o caso do Brasil é referência", afirma o vice-presidente corporativo da Unilever, Luiz Carlos Dutra.

 

Em 2000, só 7% da população sabia que as marcas Omo, Lux e Hellmann's pertenciam à Unilever, segundo uma pesquisa. No ano passado, após dois anos de campanha, o reconhecimento espontâneo subiu para mais de 50%. Segundo Dutra, a mudança é reflexo de um investimento agressivo em marketing: a empresa gastou R$ 3,6 bilhões com a compra de mídia nos últimos dois anos (somados) e é hoje o segundo maior anunciante do país, de acordo com o Ibope Monitor.

 

Apesar de o berço do design ser a Itália, o Brasil tem produzido soluções e inovações que já viraram referência para o grupo Fiat. Um exemplo são os modelos chamados de "off-road light" -com suspensão elevada, parachoques reforçados, mas sem a tração nas quatro rodas e de uso mais urbano. O primeiro "off-road light" foi o Palio Adventure, lançado em 1999 no Brasil e que hoje está presente em diversos países.

 

Criado em 2006 para atender apenas a Nestlé Brasil, o centro de contabilidade da companhia em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, hoje presta serviço para 20 países da América Latina. Um grupo de 500 funcionários faz o atendimento remoto para esses países, realizando operações de contas a pagar e a receber e também o gerenciamento de folhas de pagamento.
(MARIANA BARBOSA)

 

Veículo: Folha de São Paulo


Veja também

Demanda em alta no NE estimlua negócios

A compra da Sapeka pela Hypermarcas, anunciada na sexta-feira, sinaliza o quanto os consumidores nordestinos estã...

Veja mais
Cacau aposta no segmento premium e irá para a China

A Bonaire, uma das maiores chocolatier do mundo, saiu na frente e já compra cacau da Bahia dentro de um novo cen&...

Veja mais
Anvisa deixa anúncio usar heróis para atrair criança

Medida está em texto da agência que prevê restringir publicidade de alimentos Proposta anterior ve...

Veja mais
Inovacões que são uma brastemp

Whirlpool, líder em linha branca, é a única empresa do País a entrar na lista das mais criat...

Veja mais
Brasil Cacau avança entre os emergentes

VP da Kopenhagen explica que a concorrência é menor em chocolate fino que no popular   Oito milh&oti...

Veja mais
Bistrô Kopenhagen é a próxima

Conceito Gourmet Station leva para o cardápio pratos e bebidas baseados em sucessos como Nhá Benta  ...

Veja mais
Hypermarcas anuncia duas aquisições por R$ 179 milhões

A fabricante de medicamentos, produtos de limpeza e alimentos Hypermarcas detalhou o processo de duas aquisiç&oti...

Veja mais
Chilena Cencosud compra rede de supermercados de Fortaleza

O grupo varejista chileno Cencosud informou ontem (5) que acertou a compra da rede Supermercados Família em Forta...

Veja mais
Xarope de milho perde espaço para o açúcar

O xarope de milho, alternativa ao açúcar usada para adoçar refrigerantes, bolachas, condimentos e c...

Veja mais