Fabricantes já trabalham a pleno vapor para atender ao aumento na demanda provocada pelo Mundial. Vendas devem crescer 30%, puxadas pelos aparelhos de tela plana ou fina
A menos de cem dias da Copa do Mundo da África do Sul, o mercado de televisores está aquecido e os principais fabricantes já aumentaram a produção. Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), em 2009 foram vendidos cerca de 9 milhões de televisores em todo o país, e, para este ano, a previsão é de 12 milhões de unidades. O aumento de 30% nas vendas e de 40% em cifras (a entidade não estimou o valor) deve-se exclusivamente ao Mundial de Futebol, que motiva os brasileiros a trocar a TV antiga pelas de tela plana (plasma ou LCD), ou ainda as de tela fina pelas de LED, que têm tecnologia ainda mais avançada.
De acordo com o diretor da Divisão de Eletrônicos de Consumo da Samsung, Márcio Portella Daniel, a empresa já está com a produção acelerada desde fevereiro, tendo em vista que o pico para os fabricantes com a Copa do Mundo é abril e maio. Ele ressalta que, normalmente, 55% do volume de vendas da Samsung acontecem no segundo semestre – mas, em razão do Mundial, esse fluxo muda para o primeiro semestre. Ainda segundo Portella, a aposta da indústria para este ano são as televisões que têm o decodificador digital incluso, já que esta é a primeira Copa do Mundo que será transmitida com a nova tecnologia. Para ele, “o consumidor já assimilou a diferença de qualidade da TV analógica para a digital, estando, assim, em busca de uma melhor transmissão”, explica. Para aquecer ainda mais o mercado, a Samsung está investindo em campanhas publicitárias que já começaram e se estendem por todo o período da competição mundial.
A Semp Toshiba, outra grande fabricante, espera para este ano crescimento de 15% nas vendas dos televisores, por se tratar de um evento de grande motivação do uso de TVs. De acordo com o vice-diretor de Marketing e Vendas da empresa, Caio Ortiz, o aumento pode ser ainda maior devido à transição da TV tubo para a LCD, assim como na Copa de 1974, com a troca do televisor preto e branco para o colorido. De acordo com o presidente da Semp Toshiba, Afonso Hennel, com a Copa do Mundo, as metas da empresa para este ano são mais ambiciosas. Para o primeiro trimestre, está previsto o lançamento de uma linha de LCDs Full HD TV com Resolution Plus em cinco tamanhos – 37, 42, 47, 52 e 55 polegadas, que oferecem uma qualidade de imagem de altíssima resolução, a um custo bastante competitivo, e do modelo LED. A nova campanha da fabricante, dirigida à venda de televisores para a Copa, deve começar a ser veiculada este mês, com investimentos de R$ 15 milhões.
Diante da alta demanda por aparelhos de TV, a LG também está otimista e vai lançar 53 produtos este ano. A assessoria da LG garante que ainda no primeiro semestre todos os aparelhos de 32 polegadas ou mais virão com conversor digital integrado, lembrando que a Copa do Mundo será transmitida em alta definição também nos canais abertos. A expectativa da LG é de que as TVs de telas finas ocupem 60% do mercado de televisões este ano, com destaque para as telas de no mínimo 32 polegadas, com resolução Full HD.
Veículo: O Estado de Minas