Vendas de chocolates devem subir 20% no NE

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Incremento na comercialização das guloseimas na região será superior à nacional, segundo a Abicab

 

O discurso parecia ensaiado. Diretores e gerentes das principais indústrias produtoras de chocolate no Brasil confirmaram expectativa de que as vendas da Páscoa 2010 no Nordeste crescerão mais que no País, na comparação com 2009. No total, serão produzidas 26 mil toneladas de chocolate, 8,3% mais que no ano passado, e serão gerados 14 mil empregos temporários. A previsão média de incremento na comercialização é de 10%, mas este número sobe para 20% quando citado apenas o Nordeste.

 

"Durante todo o ano passado, o consumo na Região foi de 300 gramas de chocolate per capita, enquanto em São Paulo e no Sul do País o consumo médio é de 3,8 quilos por pessoa. A tendência é de que essa diferença diminua a cada ano. O curioso é que, mesmo sendo uma Região mais quente, é nos pontos de venda do Nordeste onde os ovos de páscoa acabam primeiro", comentou Getúlio Ursulino Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

 

As informações foram passadas durante o Salão de Páscoa 2010, no dia 24 de fevereiro, em São Paulo, onde foram apresentadas as novidades dos 14 maiores produtores de chocolates do Brasil. O evento, considerado o mais importante do ano para o segmento, é anualmente organizado Abicab.

 

Otimista, Ursulino Neto prevê que o setor não sofrerá efeitos do aumento do preço de insumos, como açúcar e cacau, e nem da onda de calor que toma conta do Sul e Sudeste.

 

"Em 2009, saindo de uma crise, o mercado de chocolates do Brasil cresceu 4%. Neste ano, houve aumento nos insumos e nós tivemos que repassar, mas há produtos que mantiveram o mesmo preço do ano anterior e aqueles que tiveram reajuste aumentaram, no máximo, três reais no valor final. O reajuste não ultrapassou os índices de inflação. Além disso, na Páscoa, o portfólio de produtos é renovado em 80% para que o consumidor tenha novas opções de presentes", informa.

 

O presidente da Abicab acredita que o sucesso da data é fundamentado através do apelo sentimental e pela tradição. "É um momento em que as pessoas presenteiam a quem amam. No Brasil, há o costume de presentear com chocolate e isso vale para todas as idades e crenças. Acho que esse gesto de afeto nunca vai morrer".

 

Fábrica no NE

 

O crescimento do mercado Nordestino já resulta em investimentos mais pesados na região. Até o fim de 2011, deve começar a operar, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, a nova fábrica da Kraft Foods Brasil, controladora da marca Lacta, líder absoluta no País quando o assunto é Páscoa.

 

Há 13 anos, a Lacta é a empresa que mais vende chocolates no período, atingindo, em 2009, a marca de 34,6% dos produtos comercializados.

 

Com total de R$ 100 milhões investidos, a nova unidade da Kraft vai produzir, exclusivamente, chocolates e bebidas. Segundo o diretor de Marketing de Chocolates da empresa, Eduardo Caldas, atualmente, o Nordeste representa 10% do mercado brasileiro na Páscoa. "Em relação ao Brasil, o crescimento do consumo na região é duas vezes maior. Em todo o ano passado, o Nordeste teve crescimento de 19,8%. Temos uma atenção especial na região para onde será enviada boa parte dos 23 milhões de ovos de páscoa que produziremos em 2010", informou.

 

Diversidade

 

Colomba Pascoal, gotas de chocolate, barras, ovos, tabletes, coelhos, confeitos e bombons estiveram reunidos na apresentação da indústria de chocolate à imprensa. No Salão de Páscoa, além de produtos consolidados e apostas para este ano, os associados à Abicab mostraram tendências para o futuro. Embalagens, formatos novos e ousadia nos brinquedos das linhas infantis serão as receitas do sucesso para as marcas Arcor, Bauducco, Cacau Show, Ferrero, Garoto, Hershey´s, Kopenhagen, Lacta, Mars, Munik, Nestlé, Neugebauer, Top Cau e Village.

 

* O repórter viajou a convite da Abicab

 

LANÇAMENTOS
Marcas investem em novidades para o público

 

O desenvolvimento de um novo ovo de páscoa pode levar cerca de 18 meses, desde o conceito até a exposição nos pontos de venda. O tempo dedicado e o investimento financeiro podem ser compensadores quando o novo produto cai no gosto do consumidor. É mirando neste retorno que a Lacta coloca no mercado sua maior aposta para a Páscoa 2010, o ovo Sonho de Valsa Formato Bombom, com 400 gramas e camadas de chocolate e creme de castanha.

 

A marca também aposta muito no ovo Delice, um produto mais sofisticado, com camadas de chocolate ao leite recheadas de trufa com avelãs. Ao todo a Lacta disponibiliza 47 produtos para esta Páscoa, sendo 16 lançamentos. Dessa forma, o numero de novidades é 4 vezes maior que no ano anterior.

 

Na linha infantil, o destaque vai para o ovo Era do Gelo, com 170 gramas de chocolate branco que deixa a sensação de boca gelada. A surpresa do ovo é uma miniatura do simpático esquilo Scrat, o mascote da famosa trilogia de animações.

 

Ovo quadrado? O improvável acabou fazendo sucesso. Lançamento da linha Talento Avelã em 2009, o formato inusitado chega ao mercado com o sabor Castanha do Para. Além deste, a Garoto aposta ainda no Ovo Batom 150 g para as crianças. A novidade vem com chocolate branco e ao leite em desenho único e traz um helicóptero de brinquedo para ser montado.

 

A Nestlé lança, em 2010, a linha Suflair para a Páscoa. A marca acredita que os miniovos repetirão o mesmo sucesso que o tablete faz com seu público específico. Para os consumidores diabéticos ou que controlam o peso, a Nestlé traz para o formato de ovo de páscoa o Classic Zero 200 gramas, sem adição de açúcares. (GCN)

 

Veículo: Diário do Nordeste


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