Páscoa informal avança na Região

Leia em 3min

A produção de ovo de Páscoa caseiro cresce e alcança fatia de 20% deste mercado, movimentando no Estado perto de R$ 211 milhões. Prova disso é o andreense Jefferson Fernandes, que há 11 anos fabrica com a esposa Cíntia pão de mel, bolos, trufas e ovos, usando duas toneladas de chocolate para atender pedidos dos clientes.

 

As primeiras encomendas chegaram nesta semana, mas elas serão mais intensas na reta final da Páscoa. "Às vezes precisamos comprar mais matéria-prima para atender à demanda", diz Fernandes. O consumidor ainda tem à disposição variedade de 30 sabores.

 

O faturamento nesta época costuma ser gordo. Na Páscoa 2009, o casal faturou R$ 16 mil, valor três vezes maior que nos meses comuns, e neste ano a expectativa é de crescimento. Para vender a produção, a Império das Trufas tem 12 clientes fixos que compram os produtos para revendê-los.

 

PLANOS

 

Fernandes começou a trabalhar com chocolates após ser despedido do supermercado que trabalhava. "Investi o dinheiro da rescisão para elevar a produção de doces da Cíntia, que naquela época era minha namorada."

 

Agora, o empreendedor está formalizando a empresa para abrir uma loja. O ponto será em Santo André com aporte de R$ 30 mil. Confiante, já pensa em franquear a marca no futuro. "Estamos nos preparando há algum tempo. Será no formato de uma pequena cafeteria, mas com mix de produtos diferentes", explica.

 

Quem sabe Fernandes siga os passos de Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show, que tem quase 800 franquias. Ainda adolescente, ele retomou a produção de chocolates que a mãe tinha parado e conseguiu encomenda de 2.000 ovinhos de 50 gramas. Os doces foram produzidos por ele e uma senhora em dois dias durante 18 horas diárias.

 

TALENTO

 

Ainda em Santo André, a dona de casa Silvia Botareli Oliveira comenta que aproveitou "o talento para cozinhar" na fabricação de ovos, pão de mel, trufas e bolos. Na Páscoa de 2009, ela incrementou a renda da família em R$ 1.500.

 

Silvia quer abrir neste ano uma empresa especializada em kit festa para vender doces e salgados saudáveis para festas de aniversário em escolas infantis. A sócia será a prima, Lucinéia Amarantes Galves, que há cinco anos também faz ovos de Páscoa por encomenda. "Ano passado faturei R$ 2.000 líquidos. Os ovos vendidos em supermercados são caros e o que produzimos são mais baratos e de qualidade", garante Lucinéia.

 

Atacadista projeta aumento de 20% na venda de chocolate

 

A rede Assai Atacadista está confiante nos resultados desta Páscoa, com expectativa de alta de 20% na venda de barras de chocolate em relação ao ano passado. Um dos motivos citados pelo gestor da categoria de confeitaria e panificação Vicente Laurindo é o crescimento da economia informal.

 

Laurindo refere-se àqueles que compram chocolates para fabricar ovos em casa e revender. "O pequeno transformador geralmente começa o negócio como uma brincadeira, mas isso ganha dimensão com o tempo", diz.

 

Um exemplo é a estudante de Direito Vanessa Geraldine, que começou a fazer ovos de Páscoa por gostar de culinária. "Aprendi num curso em São Bernardo. Ano passado quase não dei conta dos pedidos: foram 50 entre ovos e caixas de trufa", diz. Neste ano, a produção deverá ser o dobro. AM

 

Veículo: Diário do Grande ABC

 


Veja também

Cacau do Pará para o mundo

A Europa está se rendendo ao cacau orgânico produzido pelo Estado do Pará. Pela primeira vez, produt...

Veja mais
Vendas subiram 8,5% em janeiro no Grande ABC

As vendas do mercado varejista da região cresceram, em média, 8,5% em janeiro quando comparado ao mesmo pe...

Veja mais
Viagra acessível

O STJ julgará este mês um caso que pode acabar com a patente do Viagra no Brasil. Com isso, o preço ...

Veja mais
Líderes do varejo têm lucro recorde e investem

Com a economia em alta, as duas principais empresas do ramo de shopping centers foram as que tiveram o maior crescimento...

Veja mais
Hypermarcas já gastou metade da oferta

Tão logo anunciou ao mercado que iria se capitalizar, a Hypermarcas foi às compras. Antes mesmo de o dinhe...

Veja mais
Cetelem, do BNP, busca sócio no país

Depois de promover uma ampla reestruturação para melhorar a sua carteira de crédito no ano passado,...

Veja mais
Vendas do varejo aumentam 2,7% em janeiro

As vendas no comércio cresceram 2,7% em janeiro na comparação com dezembro, segundo dados divulgado...

Veja mais
Avon almeja conquistar clientes com maior poder aquisitivo

Presidente da empresa descarta vendas on-line e diz que lançamentos devem sustentar crescimento   No momen...

Veja mais
Panificadores descartam reajuste geral de preços

Se realmente ocorrer a sobretaxação ao produto dos EUA, não deve acarretar prejuízo para as ...

Veja mais