Mercado estima que o negócio com caminhões atingiu R$ 70 milhões
A Mercedes-Benz do Brasil vendeu 550 caminhões para a Casas Bahia. O acordo, que pode chegar a R$ 70 milhões segundo estimativas do mercado, é a segunda maior venda da montadora para a empresa.Em 2008, a varejista comprou 1.050 veículos comerciais.
O gerente de vendas a grandes frotistas da Mercedes-Benz do Brasil, Euclydes Ghedin Coelho, disse que a maior parte do contrato é de modelos leves que foram adaptados especialmente para a Casas Bahia. Os valores precisos do acordo não foram revelados pelas empresas.
Segundo Coelho, dos 550 caminhões, 380 são Accelo 915 C com entreeixos de 4.400 milímetros, versão sob medida para as operações de distribuição do cliente, que é líder do setor varejista no Brasil. “Essa é a segunda vez que a Casas Bahia compra esse tipo de caminhão, que foi desenvolvido especialmente para sua operação há pelo menos três anos”, disse.
“O acordo entre Casas Bahia e Mercedes-Benz vai além de uma parceria comercial. Estamos sempre em contato com a empresa para desenvolver soluções para melhorar a logística de distribuição e isso implica o desenvolvimento de produtos mais adequados para a operação como o Accelo 915 C menor que o operado pela empresa anteriormente”, ressaltou Coelho.
O lote conta ainda com 148 unidades do caminhão semipesado 1718 e 13 unidades do caminhão leve 710,modelos da Linha Tradicional, além de mais nove unidades do furgão Sprinter Street. Segundo Coelho, os veículos já entraram na linha de produção e devem ser entregues até junho de 2010. “As negociações começaram em fevereiro e o primeiro lote de até 150 caminhões deverá ser entregue ainda em março. Pelo cronograma, a Casas Bahia deverá receber entre cem e 150 veículos por mês
até junho”, disse.
Emnota, a Casas Bahia informou que a aquisição faz parte de seu plano de renovação de frota, que hoje conta com 3.035 veículos, sendo 2.289 caminhões. A empresa ressaltou que a aquisição não tem relação com a recente fusão com o Ponto Frio, no final do ano passado. Segundo a varejista, os veículos serão usados na distribuição de seus produtos nas praças onde atua. “A Casas Bahia renova sua frota a cada dois anos. Isso em nada tem a ver com a fusão com o Ponto Frio“, informou a empresa em comunicado.
A Casas Bahia ressaltou ainda que, para este ano, não há previsão de outra grande compra de veículos, frustrando os anseios da Mercedes que esperava superar a venda de 1.050 caminhões realizada em 2008 para a empresa. “A parceria com a Casas Bahia já dura mais de 27 anos. O contrato fechado agora no início do ano mostra uma recuperação das vendas no varejo e a necessidade de renovação de frota. Nossa expectativa é que até o final de 2010 possamos assinar um novo contrato“, disse o executivo da Mercedes.
Modelo adaptado
O gerente de vendas a grandes frotistas da Mercedes-Benz do Brasil, Euclydes Ghedin Coelho ressaltou que a opção do cliente pelos produtos da marca levou também em conta as características técnicas dos produtos. Segundo ele, o Accelo 915 C, que foi adaptado para a Casas Bahia, tem um economia de combustível de 50% em relação ao veículo que a empresa utilizava anteriormente. “Entre os pontos positivos, estão a economia no consumo de combustível, a qualidade dos caminhões e o pacote pós-venda oferecido pela Mercedes-Benz e sua rede de concessionários”.
Essa versão longa de entreeixos permite que o transportador utilize carroçarias de até 6,5 metros de comprimento, o que garante maior espaço para a carga. Com esta configuração, o Accelo 915 C oferece a maior plataforma de carga no segmento de caminhões leves (veículos com peso bruto total na faixa de 7 a 9 toneladas), similar aos dos caminhões médios de dois eixos. “Além de ter uma dirigibilidade melhor, já que as entregas são feitas, muitas vezes, em locais de acesso difícil, como vielas e ruas estreitas nas grandes cidades brasileiras.” A.P.M.
Veículo: Brasil Econômico