A feira fica 10,5% mais cara em São Paulo

Leia em 1min 30s

Entre os vilões desse índice, legumes e verduras, que subiram mais de 19% em fevereiro

 

A feira ficou mais cara em fevereiro. A chuva que castiga as regiões produtoras de verduras, frutas e legumes no Estado de São Paulo e outros desde dezembro foi o principal responsável pelo aumento de 10,52% no índice de preços do Ceagesp, que mede as variações do custo dos alimentos no atacado.

 

Puxaram a alta, principalmente as verduras, que ficaram 19,01% mais caras no atacado, e os legumes, com alta de 17,31% no mês. Em 12 meses o índice acumula 12,49%, e, segundo o economista da Ceagesp, Flávio Godas, o mês de março não deve ser de grandes alterações no índice, mesmo com bastante oscilação de preços.

 

“As chuvas não afetam todas as regiões por igual. Para março, o tomate tende a encarecer”, afirma Godas, lembrando que, apenas na semana passada, ele encareceu 70%.

 

Por outro lado, na avaliação do economista, os preços das hortaliças devem cair, pois teriam atingido seu ápice em fevereiro, mês em que as chuvas castigaram plantações na região de Mogi das Cruzes e Salesópolis. “Chega um ponto em que elas não podem mais encarecer. O consumidor rejeita, e os supermercados diminuem as encomendas.” Esse movimento já foi sentido na última semana, quando o preço da alface lisa caiu 20%; do almeirão, 19%; couve flor, 9,8%; e rúcula, 9%. Mesmo assim os preços ainda devem cair.

 

Outros Estados

 

Para conseguir bons preços, atacadistas estão procurando se abastecer com produtos de outros Estados, menos afetados pelas chuvas. “Tem produtos vindo de MG, ES e RJ, que, mesmo com o frete mais caro, saem mais barato”, diz Godas.

 

Veículo: Jornal da Tarde

 


Veja também

Laep ainda busca saída para ativos da Parmalat

Acordo com a GP, anunciado no domingo, não livra a companhia de problemas   A associação ope...

Veja mais
Medicamentos da Novartis falham em ajudar pacientes de risco

Novartis: drogas falham com pacientes de risco.   ATLANTA (EUA) - O medicamento para diabetes Starlix, da Novarti...

Veja mais
Na web, publicidade em tempo real

Anunciantes já conseguem definir em milésimos de segundo quando e que tipo de anúncio soltar na red...

Veja mais
Operadora logística

A América Latina Logística (ALL), maior operadora logística da América Latina, anunciou os r...

Veja mais
Comércio de R$ 1,99 em queda

Vendas no primeiro bimestre deste ano estão aquém do esperado em Belo Horizonte.   Apesar de os pro...

Veja mais
Mídias sociais mudam as regras da propaganda

Advento da internet alterou o perfil do consumidor nos últimos anos.   A publicidade tem passado por modi...

Veja mais
Demanda leva TNT a comprar 500 caminhões

Com projeção de o setor de logística crescer 15% este ano, caso o Produto Interno Bruto (PIB) venha...

Veja mais
B2W investe de olho na concorrência

A B2W, empresa controladora das operações de comércio eletrônico das LojasAmericanas.com, Sub...

Veja mais
Suco, etanol e biodiesel no foco do porto belga de Guent

O iate se aproxima de um cais no porto de Ghent, no norte da Bélgica, e para a poucos metros de uma área c...

Veja mais