Novartis: drogas falham com pacientes de risco.
ATLANTA (EUA) - O medicamento para diabetes Starlix, da Novartis, falhou no objetivo de reduzir a progressão da doença e diminuir o risco de problemas cardíacos em pacientes de risco tanto por diabetes quanto por doenças cardíacas, conforme um estudo divulgado neste domingo, 14.
O Starlix e o Diovan, medicamento para pressão sanguínea líder de vendas, foram testados em 9.306 pacientes.
O Diovan reduziu a evolução do diabetes a 14 por cento, em relação a um placebo, mas falhou em diminuir o risco de sérios problemas cardíacos, de acordo com os pesquisadores, que apresentaram os resultados em uma conferência da American College of Cardiology, em Atlanta.
A falha do Starlix em beneficiar esses pacientes e a ineficiência do Diovan quanto ao impacto cardíaco surpreenderam os pesquisadores.
O Starlix minimiza a presença de açúcar no sangue após as refeições por meio da estimulação do pâncreas a produzir mais insulina.
"Muitos estudiosos acreditavam que o princípio ativo do Starlix preveniria o diabetes enquanto o do Diovan reduziria eventos cardiovasculares nesses pacientes", disse o médico Robert Califf, que conduziu o estudo.
(O conteúdo Reuters é propriedade intelectual do Grupo Reuters. Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters são expressamente proibidos sem o consentimento prévio e por escrito da Reuters.)
Veículo: Diário do Comércio - SP