Condor aposta em itens de maior valor agregado

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Depois de fazer o faturamento crescer 8,8% em 2009, a Condor se prepara para acirrar a disputa pelo consumidor e atingir vendas na casa de R$ 244 milhões em 2010. A fabricante de produtos de higiene bucal, limpeza, beleza e pincéis de São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, registrou R$ 221 milhões de receita em 2009. O bom resultado em ano de crise faz com que o diretor comercial da empresa, Fábio Luiz Rose, projete crescimento na casa de 10% neste exercício.

 

Para alcançar o resultado, a estratégia será investir R$ 10 milhões na modernização das duas unidades em São Bento do Sul. A empresa tem ainda uma fábrica de produtos de higiene bucal em Pernambuco. O investimento em produtos de maior valor agregado e o fortalecimento da marca são as estratégias da Condor para driblar a forte presença dos importados , principalmente os chineses, no mercado nacional.

 

"Não podemos brigar com preço, então queremos disputar oferecendo uma solução mais completa", diz Rose. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil importou US$ 31,5 milhões em escovas de dente em 2009 ante US$ 26,1 milhões no ano anterior, queda de 17%.

 

Segundo o diretor comercial, apesar de o crescimento de 2009 ter sido bastante diluído entre as diversas áreas de atuação, em 2010 há intenção de centrar foco e fôlego no segmento de higiene bucal. "Ainda somos muito dependentes das escovas de baixo valor agregado, mas desde o meio de 2009 estamos mudando a estratégia. Pretendemos colher os primeiros resultados agora em 2010", diz Rose.

 

A intenção é reforçar as alterações em marketing, jogando mais luz na questão da confiança e da presença da marca, que tem 80 anos. A exibição de um comercial em rede aberta de TV também está nos planos. Há dez anos a empresa não investia em filmes para a televisão. Hoje, a Condor estima que detenha 8% do mercado nacional de escovas dentais.

 

Há ainda planos para o segmento de beleza. Segundo Rose, a intenção é ampliar o portfólio de escovas para pentear, principalmente no setor profissional. O segmento de limpeza, no qual a Condor estima deter de 13% a 14% do mercado de vassouras, deve ser remodelado, com o lançamento de produtos mais leves.

 

A Condor foi fundada em 1929, pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek. Hoje, tem 53 mil metros quadrados de área construída e 1.500 funcionários.

 

Veículo: Valor Econômico


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