Ganho do acionista não deve ser meta, diz CEO da Unilever

Leia em 1min 40s

Paul Polman, executivo-chefe da Unilever, juntou-se ao número crescente de líderes empresariais que afirmam que o "patrimônio do acionista" é uma meta equivocada e potencialmente perigosa para as companhias perseguirem.

 

Numa entrevista ao "Financial Times", Polman disse: "Para ser sincero, eu não trabalho para o acionista; trabalho para o consumidor, o cliente... Não sou conduzido por esse modelo de negócios, nem o conduzo, motivado pelo patrimônio do acionista".

 

Os comentários de Polman refletem os pontos de vista de Jack Welch, o ex-executivo-chefe da General Electric (GE) e pai do movimento do patrimônio do acionista ("shareholder value" em inglês), que disse ao "Financial Times" no ano passado que "diante disso, o patrimônio do acionista é a ideia mais idiota do mundo".

 

O esforço para aumentar os retornos para os acionistas às custas dos outros detentores de participações vem sendo criticado por outros empresários importantes, na esteira da crise econômica mundial, por se concentrar demais no curto prazo.

 

Polman assumiu o comando da Unilever no começo de 2009, após ser criticado por anos por investidores da City de Londres pelo lento crescimento da companhia. Desde então, ele reorganizou a cúpula administrativa e vem conduzindo planos para recuperar as marcas com desempenhos insatisfatórios.

 

Polman disse que os acionistas beneficiam-se da atenção que ele dedica aos clientes. "Dirijo este modelo de negócios me concentrando no consumidor e no cliente de uma maneira responsável... E eu sei que assim o valor para o acionista pode ser criado."

 

O preço da ação da Unilever subiu de menos de 13 libras para quase 20 libras em 12 meses. "É fácil ser um herói de curto prazo", disse Polman. "É muito fácil para mim obter resultados tremendos no curtíssimo prazo, transformar isso em compensação e partir para as Bahamas."

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

UPS amplia capacidade no mercado brasileiro

O mercado brasileiro de cargas aéreas deverá crescer mais rápido que o do resto do mundo em 2010, a...

Veja mais
Caqui conquista mercado em Minas Gerais

Produção do Estado neste ano deve registrar 9,9 mil toneladas do fruto, estabilidade em relaç&atild...

Veja mais
PP Print vai investir R$ 60 mi

Empresa, instalada em Varginha, dobrará atual produção para 560 toneladas/mês.  A PP Pr...

Veja mais
L`acqua di Fiori prevê faturar R$ 144 milhões

Para atingir a meta, avanço de 20% face 2009, 60 lojas serão abertas .  O setor de cosméticos...

Veja mais
Leite longa vida tem alta inesperada

Em março, o litro subiu para R$ 1,80, em média, com elevação de 9,76%, a maior desde 2003O p...

Veja mais
Após acordo, TV ainda expõe comida gordurosa a crianças

Fabricantes continuam exibindo propaganda no intervalo de programas infantis Para ONG, publicidade de empresas permanec...

Veja mais
Varejista de PE vende 20% mais e abre 5 novas lojas

No ano em que completou seu 15º aniversário, a rede varejista pernambucana Eletroshopping soube aproveitar b...

Veja mais
Nordeste é disputado pelas grandes varejistas

O mercado atacadista nordestino, onde o crescimento econômico da população se dá com maior in...

Veja mais
Os reis do nordeste

Fusão da Insinuante com a Ricardo Eletro cria a segunda maior rede de lojas do Brasil – líder absolu...

Veja mais