Concentração do varejo assusta publicitários

Leia em 3min

Para profissionais reunidos em evento no Rio, maior desafio é tornar esse movimento favorável para as agências de publicidade do País

 

A consolidação no varejo, um dos setores que mais demandam publicidade, preocupa as agências de propaganda, que têm o desafio de tornar o movimento favorável ao segmento. É o que apontou o presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), Luiz Lara, ontem, no Rio, onde abriu o 7.º Encontro Brasileiro das Agências de Propaganda (Ebap).

 

Segundo Lara, a retomada do crescimento da economia, com especial desempenho do varejo, e o "ano midiático", com Copa do Mundo e eleições, deverão proporcionar um crescimento de 12% no faturamento das agências de publicidade em 2010.

 

O dirigente admitiu que a criação de grandes conglomerados varejistas - como a Máquina de Vendas, fruto da união de Insinuante e Ricardo Eletro, e a integração das Casas Bahia e do Ponto Frio ao Grupo Pão de Açúcar - preocupa o setor, mas pode virar uma oportunidade.

 

Um dos ganhos de sinergia que motivam os negócios é o investimento em publicidade, componente essencial para o setor, movido a constantes promoções. Lara defende que o crescimento das vendas e o acirramento da competição poderá aumentar o volume de investimentos em propaganda e que isso deveria ser feito por agências de mercado, e não concentrado em agências próprias.

 

O Grupo Pão de Açúcar fez essa opção para o barateamento do custo dos serviços de marketing. Por enquanto, Insinuante e Ricardo Eletro mantiveram suas agências, mas Casas Bahia e Pão de Açúcar já transferiram a verba de propaganda do Ponto Frio para a Young & Rubicam. No futuro, especula-se, tudo poderá ser concentrado na PA, a agência própria do Pão de Açúcar.

 

"A consolidação preocupa, mas a gente acredita que os investimentos em propaganda vão aumentar. Com as novas plataformas de mídia e o aumento do consumo, vai ter de falar com mais gente. Mas é um jogo mais complexo, mais acirrado, e temos de nos preparar para disputar contas", afirmou Lara, em entrevista coletiva após a palestra de abertura do evento, feita pelo presidente da Lojas Renner, José Galló.

 

Valorização regional. A portas fechadas, Galló falou à plateia de mais de 350 profissionais do meio publicitário de 218 agências, sendo 130 delas localizada fora do eixo Rio-São Paulo, sobre a estratégia de mídia que acompanhou a expansão da sua rede de lojas. Para ele, a empresa, que nasceu no Rio Grande do Sul e hoje tem alcance nacional, obteve sucesso graças aos trabalhos de agências regionais. Atualmente, a Renner é atendida pela Paim, de Porto Alegre.

 

Para Lara, a emergência de redes regionais de varejo gera oportunidade para as agências locais crescerem. No entanto, ele alertou que elas precisam se organizar para manter a rentabilidade. Em parceria com a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), a Abap traçou ações para aumentar a defesa da autorregulamentação e a profissionalização do setor.

 

Jogo complexo

 

LUIZ LARA
PRESIDENTE DA ABAP
"Cada vez mais, é preciso conhecer os hábitos de consumo locais. A globalização vai intensificar o uso da linguagem de comunicação local."

 

"Há um fenômeno crescente de marcas vindas do Nordeste, de Minas ou do Sul. Se o Brasil vai ser uma das cinco economias do mundo e a classe C é mesmo 49% da população, isso é inexorável."

 

Veículo: O Estado de São Paulo


Veja também

SOLA DE SAPATO

A marca Goóc, que fabrica acessórios e calçados com solado de borracha reciclada de pneus, lan&cced...

Veja mais
Redução de dívida faz ação de dona da Parmalat subir 7%

Segundo especialista, débito tributário de R$ 14 bilhões cobrado da empresa era excessivo   ...

Veja mais
Matéria-prima sobe e já pressiona os custos

Alta do aço, do cobre, das resinas plásticas e do algodão é apontada como fator de risco de ...

Veja mais
Taeq lança catálogo de produtos

Firme no posicionamento de manter marcas próprias capazes de competir com as líderes de mercado, o Grupo P...

Veja mais
Hyosung investe em fábrica têxtil em SC

A conglomerado coreano Hyosung, que atua em 73 países, está investindo US$ 100 milhões na constru&c...

Veja mais
Comercialização de aves temperadas tem nova norma

Todas as empresas do setor supermercadista devem estar atentas às novas normas de comercialização d...

Veja mais
Embarques de café crescem 15% na entressafra

Os embarques mensais de café apresentaram, em março, o primeiro crescimento desde outubro do ano passado. ...

Veja mais
Tortuga estreia na área de alimentos para pets

A Tortuga inaugura hoje uma nova fase em seus negócios. Tradicionalmente conhecida por sua atuação ...

Veja mais
Estrela prepara expansão no Nordeste

Fruto de um investimento de R$ 12 milhões, fabricante inaugura em agosto unidade em Sergipe com meta de dobrar pa...

Veja mais