Empresa aponta falha humana e disponibiliza telefone para atender consumidor
A empresa Yoki Alimentos retirou do mercado dois lotes do salgadinho Lanchinho Yokitos. A embalagem dos produtos continha a informação "Não contém glúten", sendo que, na verdade, a guloseima possui traços da substância em sua composição.
Pessoas com intolerância ao glúten podem ter prisão-de-ventre e dor abdominal, entre outras reações ao ingerir a substância.
A empresa Yoki Alimentos, em nota divulgada na semana passada, informou que o produto "naturalmente não contém glúten". Acrescentou, no entanto, que, durante o processamento do produto, foram encontrados traços da substância.
"Por precaução foi informado na embalagem primária "Contém glúten". Por falha humana, utilizou-se embalagem externa (secundária) com a indicação "Não contém glúten'", informou a nota divulgada pela empresa.
Lotes
Procurada pela Folha, a Yoki Alimentos não informou quantas unidades foram retiradas do mercado, se todas as embalagens com informações erradas já foram retiradas nem se houve alguma queixa de consumidores do produto.
Os produtos retirados do mercado são dos lotes 260110C ao 200410C. A Yoki disponibilizou o telefone 0800-772-7065 para os consumidores esclarecerem dúvidas.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que todos os alimentos industrializados devem conter em seu rótulo e bula, obrigatoriamente, as inscrições "Contém glúten" ou "Não contém glúten", conforme a especificação do produto.
Defesa do consumidor
Segundo o Procon, o artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente risco à saúde ou segurança. A lei prevê ainda que os consumidores que enfrentaram problemas causados pela informação errada poderão entrar com ação na Justiça por danos morais e patrimoniais.
Veículo: Folha de São Paulo