Serviço dará ao consumidor acesso a informações sobre alimentos na hora da compra

Leia em 2min 10s

O consumidor brasileiro contará a partir deste mês com um novo instrumento para verificar a qualidade e segurança dos alimentos na hora da compra: o Serviço Além do Rótulo.

 

Resultado de uma parceria da Embrapa Agroindústria de Alimentos com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Grupo Pão de Açúcar e a Agência Nacional de Vigilância  Sanitária (Anvisa), o serviço estará disponível para consulta pública no Hipermercado Extra, localizado na Asa Norte, em Brasília, a partir de amanhã.
 


Segundo o coordenador do serviço, pesquisador Fénelon do Nascimento Neto, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, o consumidor terá acesso a uma série de informações sobre a parte nutricional dos alimentos e de contexto da produção.

 

“Se ele tiver dúvida, pode acessar o serviço e ter informações sobre a composição do produto, sobre medidas de segurança para lidar com esse produto desde o supermercado até o preparo na residência. Ele tem informações do contexto de produção e pode perguntar ao fornecedor a origem desse produto, em que sistema foi cultivado. E as informações enriquecem o seu poder de decisão”.

 

A nova ferramenta permitirá ao consumidor saber, por exemplo, se os produtores estão usando agrotóxico ou se o alimento é um produto orgânico. Na primeira etapa, estarão disponíveis informações de frutas e hortaliças. Depois, o conteúdo será ampliado para produtos de origem animal, grãos e cereais e, por fim, produtos industrializados.
 


“A primeira fase é mais rápida e de maior interesse, porque não existem rótulos para frutas e hortaliças. A informação é mais escassa”, destacou o pesquisador.

 

Segundo Fénelon Neto, essa é a primeira iniciativa em termos de popularizar a informação fundamentada para consumidores leigos. “E ela usa uma ferramenta lúdica para o consumidor manipular, que é um software chamado A Árvore do Conhecimento. E eles vão poder se divertir e se informar”.

 

A Embrapa Agroindústria de Alimentos está aberta a investimentos públicos e privados para dar seguimento ao projeto. “Isso pode abrir perspectivas de somar esforços em termos de recursos para desenvolver as outras etapas tão necessárias para a informação do consumidor”.

 

Fénelon Neto revelou que de acordo com a Abras, o serviço tem possibilidade de ser instalado em mais de 80 mil lojas de supermercados filiados à entidade em todo o Brasil. O primeiro a se mostrar predisposto  à instalação do terminal público em suas instalações foi o Grupo Pão de Açúcar. O consumidor também poderá acessar o serviço via internet, no www.alemdorotulo.com.br. Os pesquisadores pretendem atingir o público infantil e as pessoas com necessidades especiais.

 

Veículo: Agência Brasil


Veja também

Marca União vai batizar achocolatado "premium"

Há um ou dois anos, quando se pensava em Cosan, imediatamente, se remetia a açúcar e álcool,...

Veja mais
Nova medida para setor do trigo entra em vigor em 2011

Dentro de 90 dias deve ser editada a instrução normativa com o texto que redefine as classificaç&ot...

Veja mais
Casas Bahia ameaçam desfazer acordo de fusão com Pão de Açúcar

Divergência. Proprietários dos dois grupos não conseguem chegar a acordo em relação ao...

Veja mais
Absa Cargo, líder em carga aérea, planeja dobrar capacidade até 2012

A gigante Absa Cargo Airline, empresa brasileira líder no mercado de carga aérea no Brasil, com sede no Ae...

Veja mais
Shoppings desbravam novos espaços

Com planos de ir até para outros estados e assim ter menos concorrência, empresas de shopping centers (mall...

Veja mais
Papelão ondulado dispara

As vendas brasileiras de papelão ondulado em março totalizaram 221.172 toneladas, aumento de 20,5% em rela...

Veja mais
Yoki realiza recall de biscoito

A Yoki está convocando um recall de seu biscoito "Lanchinho Yokitos 135g" por causa da informação i...

Veja mais
Setor de tintas cresce 10% e prevê ampliar investimentos

O segmento de tintas imobiliárias cresceu 10% no primeiro trimestre e deve alavancar a projeção do ...

Veja mais
Pão de Açúcar e Casas Bahia reveem fusão

Pelo acordo de acionistas, os Klein ficam impedidos de vender as ações da nova empresa pelo período...

Veja mais